Gato tem medo de água – Saiba o motivo! | CachorroGato

Gato tem medo de água – Saiba o motivo!

Muitos se perguntam o porquê do gato ter medo de água. Se você é um deles, fique sabendo a causa deste pavor dos felinos

Sempre há uma dúvida no ar: se ele é tão limpo, por que o gato tem medo de água? Afinal, pela lógica ele deveria adorar tomar banho, mesmo que ele já o faça através da língua (que é áspera por conta disto).

Mas o gato tem medo de água por um fator genético. Eles foram domesticados, entretanto as características da espécie permanecem, como o instinto caçador, subir em árvores, assim como a herança do temor ao líquido vieram juntamente, embora a onça pintada, que é da mesma classe animal, não sofra dessa aversão e é uma excelente caçadora de cágados, jacarés e serpentes.

 

Gato tem medo de água porque precisa só do essencial

gato-tem-medo-agua

Antigamente, ter o que comer, onde se alocar com segurança para dormir e abranger a ninhada por perto era tudo o que os felinos precisavam para sobreviver. A água era motivo de caça e, então, usada somente para ser bebida, nunca como item para banho ou um meio de refrescância. Ou seja: os ancestrais dos nossos felinos não são como nos desenhos animados que ficam no chuveiro cantando e saem enrolados na toalha todos felizes. Isto nunca irá acontecer com os “de verdade”!

Leia Mais: Pet Shop para gatos - Saiba como escolher o ideal

Os banhos neste tipo de peludo, por conta do medo de água, requerem atenção especial, sendo recomendados que profissionais o façam. Há a necessidade de pessoas o segurando, maneiras corretas de passar o xampu, o condicionador (ambos específicos para animais) e principalmente escová-los, que ajuda a retirar os nós, pelos mortos e a deixá-los com uma aparência mais pomposa.

Porém, não se assuste depois que ele chegar todo escovado e emburrado do pet shop ao começar a se lamber inteiro, pois a obsessão dele por limpeza o fará tentar tirar todo esse processo feito até então, o qual ele pode nem assimilar como banho, e limpar-se de sua própria maneira, ficando horas e horas até que principalmente os cheiros dos produtos saiam.

 

Se ele tem medo de água, então como toma água?

Vamos pensar que os dois são fatos distintos. Ter o pote com água e ele poder controlar o seu medo de água através de mais ou menos contato com ela é uma coisa, mas o pavor começa a partir do momento em que há o excesso dela vindo em sua direção, como estar na chuva ou o próprio esguicho para o banho.

E se o peludo puder escolher, saiba que ele irá preferir tomar água de alguma torneira, gota a gota ou com um fluxo bem fraco, pois estará certo de que jamais aquela quantidade irá fazê-lo entrar numa situação de perigo!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/medo-agua/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
água, banho, bichanos, comportamento, felinos, fobia, gatos, hábitos, medo, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados