Idade dos Gatos - Como Calcular em Comparação à Nossa

Entenda como calcular a idade dos gatos em relação ao nosso calendário

É comum buscar relações entre a idade dos gatos e a idade dos cães em comparação à dos humanos e ao calendário que nós usamos. Há algum tempo, estipulou-se que cada ano de gatos e de cães equivaliam a sete anos nossos, porém isso pode ser considerado um mito criado na época em que cães viviam no máximo dez anos, enquanto seres humanos viviam até setenta.

O interesse acerca da idade dos gatos foi aumentando e, recentemente, Arnold Plotnick, médico veterinário especialista em felinos, propôs novas ideias sobre o tema. A primeira ideia é a de que gatos vivem mais do que os cães, além de também amadurecerem mais rápido quando jovens, e desse crescimento retardar quando vão envelhecendo. Outra curiosidade é que gatos de rua envelhecem mais rápido do que os criados em casa.

Idade dos gatos

Como exemplo disso, pode-se apontar o fato de uma gata com seis meses de idade já poder se reproduzir. E, também se tratando do amadurecimento precoce, os ossos dos gatos param de crescer aos dois anos de idade, enquanto isso, nos humanos, só acontece aos 24 anos.

Com base nos seus estudos e em outras publicações sobre o tema, o veterinário propôs seis ciclos de idade dos gatos, que se dividem da seguinte forma: filhote (de 0 a 6 meses), júnior (de 7 meses a 2 anos), desenvolvido (de 3 a 6 anos), maduro (de 7 a 10 anos), sênior (de 11 a 14 anos) e idoso (a partir de 15 anos).

Leia Mais: Apelidos felinos: uma lista para você se inspirar

Confira abaixo uma tabela que demonstra os ciclos de vida dos gatos e compara idade de gatos com idade de humanos.


idade-gato

Veja também outras diferenças entre cachorros e gatos.


Mas como saber a idade felina?

 

Para sabermos converter os anos felinos em anos humanos, primeiro precisamos saber qual é a idade dos gatos. Isso pode ser difícil principalmente se você adotou ou comprou o gato sem saber qual a idade que ele tinha.

Um bom meio de calcular, ainda que não se chegue a um resultado exato, a idade do gato é analisando os seus dentes. Os gatos que são jovens possuem vinte e seis dentes ao todo e são temporários, como acontece em nós humanos quando ganhamos os dentes de leite. São catorze dentes superiores e doze dentes inferiores.

Os primeiros dentes do gato só irão aparecer depois de duas semanas de vida. Os incisivos são os primeiros a aparecerem e com três a quatro semanas de vida aparecem os caninos. Lá pela sexta semana o gatinho apresenta os pré-molares temporários inferiores.

Se o gato já possuir vinte e seis dentes, no caso ainda filhote, você saberá mais ou menos a idade dele apenas por esse detalhe. Se tiver já os vinte e seis dentes temporários, ele tem cerca de dois meses de idade.

Por volta dos três meses o gato começa a trocar a dentição pela adulta, esse processo se completa aos seis meses de idade e será a dentição que o gato terá pelo resto da vida.

A partir daí, para analisar a idade dos gatos apenas observando os dentes, começa a ficar um tanto complicado, pois varia muito conforme o cuidado que se teve com a escovação do bichano. O gato de até um ano de idade geralmente apresenta os dentes ainda brancos. Dos três anos em diante, todos os dentes já ficam tomados pelo tártaro e começam a ficar gastos.

Este meio de identificar a idade felina ajuda mais na hora de adotar o filhote, para você saber quantas semanas ou meses ele tem. Depois disso é só comparar com a idade humana e disputar a velhice ao longo da sua vida com seu gatinho.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/idade-gatos/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Curiosidades sobre Gatos, Fases da Vida dos Gatos
Tags:
calcular, cálculo, comparação, conferir, despertar, gato, gatos, humanos, idade, interesse, pesquisa, pet, pets, tabela, tema

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados