Higiene felina: dicas para o dia-a-dia do seu gatinho | CachorroGato

Higiene felina: dicas para o dia-a-dia do seu gatinho

Saiba como cuidar do seu gatinho com muito amor e carinho. Aprenda dicas para o dia-a-dia de uma boa higiene felina e deixe-o mais saudável!

Os que possuem um gatinho em casa sabem o quão maravilhoso é cuidar de um. Afinal, eles têm um dom incrível de atrair qualquer pessoa, até mesmo os que não estão tão familiarizados com eles. E o melhor é que os dias acabam ficando mais divertidos. Felinos costumam ser muito carinhosos com seus donos. E manter uma boa higiene felina é fundamental para que ele tenha uma vida saudável e duradoura.

Uma excelente higiene felina não é tão difícil. A pessoa pode adotar algumas sugestões, como as descritas abaixo, deixando seu gato mais saudável e com boa aparência. Siga estas dicas que foram elaboradas com muito carinho para você e seu gatinho!

Escove o pelo do seu gato

Os pelos curtos dos gatos só precisam ser escovados de duas a três vezes por semana. Fora isso, eles realmente não precisam de nenhuma ajuda quanto a higiene dos gatos de seus pelos. Porém, existem alguns gatos que amam isso, nesse caso escove frequentemente, só para agrada-los. Por outro lado, os de pelos compridos precisam ser escovados diariamente para evitar que o revestimento torne-se um emaranhado de nós. Use um pente de dentes longos e uma escova de aço macia para desembaraçar os pelos.

Mantenha as bacias de comida e água sempre limpas

Certifique-se de que as bacias de alimentação dos gatos estejam meticulosamente limpas. Se um gato percebe que seu pote de comida não está suficientemente limpo, o mesmo poderá recusar-se a comer. As de água também devem ser lavadas regularmente.

Por fim, o gato geralmente mantém os olhos limpos, mas às vezes você tem que ajudá-los. Se o seu gato tiver sujeira nos olhos, limpe-os com um lenço de papel ou algodão umedecido em água morna. Limpe a sujeira movendo o tecido na direção do focinho. É importante examinar seus ouvidos semanalmente e limpar a cavidade se necessário.

Fique atento se os seus ouvidos estiverem quentes ou se o animal sacudir frequentemente a cabeça, caso isso esteja acontecendo é hora de ir ao veterinário. Também avalie as gengivas e dentes mensalmente e não se esqueça da escovação diária, para evitar encontrar revestimentos escuros e gengivas avermelhadas. Ter uma boa higiene felina é fundamental. 

Leia Mais: Alergia a Gatos - Quem é o vilão, o pelo ou a saliva?



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/higiene-felina/

Categorias:
Moda e Beleza para Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
banho, felina, gatinho, gato, gatosaudavel, higiene

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados