Grama para Gatos - Diversão e saúde | CachorroGato

Grama para Gatos - Diversão e saúde

Dar grama para gatos comerem é divertido e muito saudável

Quem tem grama em casa é acostumado a ver seu gatinho se deliciando comendo e brincando com ela. A grama para gatos é uma prática que diverte e é muito saudável para o bichano, que não perde tempo sempre que tem a chance de interagir com um espaço gramado.

 

Gatos cuidam do próprio organismo comendo grama

 

Os gatos são conhecidos como um dos animais domésticos mais higiênicos que existem, pois passam o dia tomando o seu “banho de gato” a lambidas. É prazeroso para o bichinho lamber o próprio corpo, mas isso faz com que seu estômago e garganta encham de pelos soltos, ou que são arrancados durante as lambidas. Esses pelos se alojam no estômago ou intestinos e criam bolas de pelo que prejudicam o animal na hora de comer e digerir os alimentos. Por isso o gato acaba vomitando essas bolas de pelo, para desobstruir o estômago. Dar grama para gatos ajuda na desobstrução do organismo.

 

Leia Mais: Piercing para gatos? Mais um mimo que entrou na moda em pet shops

grama-para-gatos

 

É instinto do gatinho procurar grama para comer, pois a fibra vegetal auxilia no trato intestinal e na remoção dessas bolas de pelo. Comendo grama, o gatinho se sente mais aliviado e seu sistema digestivo passa a trabalhar melhor, causando bem estar. Além disso, a fibra vegetal contém vários nutrientes que são bons para manter seu bichinho saudável e ativo.

 

Muito cuidado com o que seu gato come

 

Mesmo que o gatinho coma grama e adore, é muito importante estar atento ao que cresce no seu jardim. Existem plantas tóxicas para gatos e podem causar uma reação alérgica forte, ou até levar a óbito. Então, todo cuidado é pouco.

A lista de plantas tóxicas é extensa, tem Hera, Costela-de-Adão, Comigo-Ninguém-Pode, Babosa e muitas outras folhagens comuns de serem usadas como enfeite das casas. Assim como algumas flores, como o Copo de Leite, Bico de Papagaio, Lírio, Hortênsias e muitas outras flores que são lindas e parecem inofensivas.

Se estiver considerando ter um gatinho ou comprar uma planta, certifique-se de que não ocorrerá nenhum problema de intoxicação. Os animais se atraem pelas coisas pelo cheiro e pela curiosidade, e nem tudo que é tóxico cheira mal. Ensine seu gato a ficar longe de flores e folhagens, para não correr nenhum risco e ele não acabar destruindo a decoração.

Se acontecer de o gato ingerir alguma planta que pode ser tóxica, não espere a reação do gato, corra para o veterinário. Algumas plantas são extremamente perigosas para o organismo do bichinho, e se o tratamento não for imediato pode dar sérias complicações.

 

Você pode fazer a graminha para seu gato

 

vaso-grama-para-gatos

 

Pra quem não tem jardim ou mora em apartamento, é possível fazer um espaço de grama para o gatinho comer. É só comprar um vaso do tamanho desejado e plantar uma grama natural ou colocar uma pronta vendida nas lojas de artigos veterinários.

A grama natural plantada pode ser a grama tipo capim mesmo, ou algumas plantas que não são tóxicas e que os gatos adoram. A grama de milho de pipoca é a favorita dos gatinhos, ela é simples de ser plantada, é só colocar os milhos de pipoca de saco (não a de microondas) em uma terra adubada e molhar até ela crescer uma boa altura. Tome cuidado para deixar o vaso em um lugar alto até crescer a grama, para os gatos não tentarem cavar e ver o que tem dentro.

O produto industrializado são sementes próprias para o consumo dos gatinhos, contem fibras naturais e nutrientes para melhorar o organismo do bichano. Há várias marcas e tipos no mercado – tanto de grama natural, como a famosa erva do gato – é só procurar a que agrade mais. Ela deve ser plantada da mesma forma que de milho de pipoca, em um lugar alto até crescer.

Se o dono possuir muitos gatinhos, é bom ter vasos maiores para eles poderem aproveitar bastante sem causar brigas. É interessante também fazer vários vasos com graminhas diferentes para seu gato aproveitar mais ainda os diferentes gostos e sensações.

Comer grama é saudável e agradável para os bichanos. O dono proporcionando esse ato ao gato vai deixar seu bichinho mais feliz e o ajudar na difícil tarefa de expelir bolas de pelo, fazendo o animalzinho ter uma vida mais saudável.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/grama-para-gatos/

Categorias:
Atividades de Gatos, Comportamento dos Gatos, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
bichanos, diversão, ervas, felinos, flores, gatos, gramas, plantas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados