Gatos Peludos – Top 5 de raças | CachorroGato

Gatos Peludos – Top 5 de raças

Conheça as raças de gatos peludos e os cuidados que você deve ter com eles

Os gatos peludos são versões felinas de ursinhos de pelúcia e por isso atraem tanta atenção, é difícil não se apaixonar por um. Apesar das desvantagens em relação aos gatos com pelo curto, principalmente referente aos cuidados – que são bem frequentes -, os gatos peludos ainda são muito desejados. Aqui você confere o top 5 de raças de bichanos de pelo longo!

 

  1. Persa

gatos-peludos-persa

O gato persa é, como o nome indica, de origem da Pérsia e, também, da Turquia. Os Persas são considerados medianos, pesam entre 3,5kg a 7kg. Os persas, como os demais gatos peludos, possuem a pelagem longa e densa.

Os persas são gatos calmos e dóceis, muito apegados à família. Apesar desse apego todo, eles mantêm as características de independência dos felinos, ou seja, lidam bem com períodos de solidão, desde que não sejam muito longos.

 

Leia Mais: Higiene felina: dicas para o dia-a-dia do seu gatinho

  1. Angorá

gatos-peludos-angora

Nosso segundo bichano da lista de gatos peludos é o adorável Angorá. O gato Angorá é de origem da Angorá, uma extinta cidade da Turquia. Eles também são considerados medianos, pesando de 2kg a 5kg e possuem a pelagem longa e fina.

O Angorá está entre os gatos mais inteligentes, além de serem companheiros e muito carinhosos. Gatos angorás não exigem muitos cuidados além da pelagem, que será falado mais a frente. É um gato para ninguém botar defeito!

 

  1. Sagrado da Birmânia

gatos-peludos-sagrado-birmania

O Sagrado da Birmânia geralmente é confundido com um siamês muito peludo, pois a coloração é similar aos siameses. Essa raça é de origem francesa, também é chamado de Birmanês ou Burmês. Mais um dos gatos peludos de médio porte, o Sagrado da Birmânia pesa de 4kg a 7kg, a pelagem pode variar de média a longa.

O Sagrado da Birmânia é dócil, não exige muita atenção, mas aprecia a companhia da família, além de brincalhão. É ideal para quem mora em apartamento.

 

  1.  Ragdoll

gatos-peludos-ragdoll

Esse gato peludo vem dos Estados Unidos, é considerado de porte grande, pesando de 4kg a 6kg no caso das fêmeas e entre 7kg a 10kg no caso dos machos. A pelagem do Ragdoll é longa, macia e sedosa.

O Ragdoll é muito dócil e carente. E é muito mesmo! Se você é do perfil que passa muito tempo fora de casa, não opte por um Ragdoll, eles precisam de companhia, carinho e atenção e não sabem lidar com solidão.

 

  1. Maine Coon

gatos-peludos-maine-coon

O Maine Coon é de origem norte-americana, do Estado de Maine, mais especificamente. São gatos peludos de porte grande, podendo chegar a pesar até 10kg. A pelagem é longa, lisa e sedosa, sendo mais comprida na área da barriga e do peito para protegê-lo da neve comum do lugar onde esta raça surgiu.

Também conhecido como American Long Hair, o Maine Coon é a raça de pelo longo mais antiga dos EUA e também a de maior porte. São extremamente dóceis, se dão muito bem com outros animais e se adaptam muito bem.

 

Cuidados com a pelagem longa

Quem não ia gostar de ter uma dessas adoráveis bolas de pelo em casa? Entretanto, antes de optar por um dos gatos peludos, você deve estar ciente dos cuidados específicos que eles requerem.

A escovação é o principal destes cuidados. O ideal seria fazer a escovação do pelo uma vez por dia, mas com a rotina corrida de hoje em dia essa pode se tornar uma tarefa quase impossível, portanto ao menos duas vezes por semana já é suficiente.

Para escovar os gatos peludos, você precisa utilizar escovas próprias para esse tipo de pelagem, facilmente encontradas em pet shops. O processo de escovação não leva mais que dez minutos, a não ser que o pelo esteja cheio de nós, o que é bem comum nas raças de pelo longo. A maioria dos gatos gosta de ser escovado, é quase um carinho, mas é claro que pode haver exceções.

Se o seu bichano é uma dessas jóias raras, não insista em passar dez ou quinze minutos o escovando sob protestos miados, o libere e tente mais tarde, faça aos poucos, o agrade com petiscos antes de iniciar a escovação. Tudo para acostumá-lo gradativamente.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gatos-peludos/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
bichanos, cuidados, felinos, gatos, pelagem, pelo longo, pelos, peludos, pets, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados