Gatos Pelo Curto – Top 5 de raças | CachorroGato

Gatos Pelo Curto – Top 5 de raças

Saiba mais sobre os gatos pelo curto e os cuidados com a pelagem

Os gatos pelo curto são bem característicos, como o próprio nome já sugere. Esses bichanos, apesar de não serem tão pelúcia quanto os gatos peludos, trazem consigo uma vantagem bem interessante: não precisam de tantos cuidados com a escovação quanto os gatos de pelagem longa. Pra quem não dispõe de muito tempo livre durante a semana, isso pode ser um fator diferencial na hora de escolher um gatinho pra levar pra casa.

Fizemos um top 5 das raças de gatos pelo curto para você se derreter e escolher se um deles pode ser a sua opção. Confira.

 

  1. Pelo curto brasileiro

gatos-pelo-curto

Começando bem patriota! Deus é brasileiro e esse bichano também. Essa raça foi desenvolvida no Brasil há menos de 20 anos, é bem recente, e já é reconhecida oficialmente pela World Cat Federation. A pelagem pode variar bastante, uma vez que esses gatos pelo curto são resultado de misturas de gatos Sem Raça Definida.

Assim como os brasileiros de duas pernas, esses brasileirinhos de quatro patas são receptíveis, dóceis, muito fiéis à família.

Leia Mais: Higiene felina: dicas para o dia-a-dia do seu gatinho

 

  1. American Short Hair

gatos-pelo-curto-american-shorthair

Subindo um pouco no mapa, temos esses bichanos quietinhos e dóceis. A pelagem dessa raça é curta e densa e de textura mais dura. Você já viu esse gatinho, de certeza. Sabe onde? Nos pacotes de ração. Esses bichanos são bastante usados em propagandas.

O American Short Hair é curioso, se adapta bem e é muito sociável. Ideal para qualquer tipo de família.

 

  1. Siamês

gatos-pelo-curto-siames

Os Siameses ocupam o segundo lugar na lista dos gatos mais populares, perdendo somente para os Persas. Esses gatos pelo curto são famosos por serem esbeltos, uma coloração da pelagem bem característica e olhos azuis. O pelo é curto, fino e denso.

Os Siameses são muito inteligentes, mas também bem imprevisíveis. Mudam de comportamento da noite pro dia, se quiserem. Por isso não são exatamente muito tranquilos. Em compensação são fiéis, carinhosos, apegados ao dono e até ciumentos.

 

  1. Chartreux

gatos-pelo-curto-chartreux

Essa raça de gatos pelo curto e nome difícil já esteve nas margens da extinção por volta do século XVII, pois era utilizado para fazer roupa por causa da sua pelagem. Para a nossa sorte, duas freiras se dispuseram a criar a raça e com as novas ninhadas, a raça sobreviveu.

Como já pode imaginar, a pela do Chartreux é curta e muito sedosa, é uma pelagem realmente muito bonita. Ele é dócil, adora brincar – inclusive com crianças -, amoroso e muito paciente, logo se entende a aptidão para brincar com a criançada.

 

  1. Cornish Rex

gatos-pelo-curto-cornish-rex

Agora sim, um dos gatos pelo curto com o pelo mais curto de todos. Quando o assunto é pelo curto, saiam da frente, Chartreux, Siamês e Cia, porque o Cornish Rex veio pra ensinar o que é pelo curto. A pelagem do Cornish Rex tem uma textura de camurça e é bem curta. Alguns até são confundidos com os gatos da raça Sphynx, que são basicamente felinos sem pelo algum.

Os gatos Cornish Rex são bem ativos e possuem muita energia, adoram brincar e são muito curiosos. Dificilmente vão ficar entediados já que brincam com tudo e qualquer coisa que encontrem no caminho.

 

Cuidados com os gatos de pelagem curta

Os gatos pelo curto não exigem tantos cuidados meticulosos com a escovação do pelo quanto os gatos de pelo longo requerem. Os gatos, por natureza, já são animais limpos, pois se banham sozinhos. Os de pelo curto, em especial, pois não soltam tanto pelo por onde passam. Contudo, lembre-se, é fundamental que os gatos também tomem banho com água e shampoo, especialmente para se evitar alergias nas pessoas da casa.

Os gatos de pelagem curta têm menor probabilidade de sofrer de problemas com bolas de pelo, por exemplo, algo muito comum que acontece com os gatos de pelagem longa.

Os gatos pelo curto não necessitam, realmente, de escovação, pois não soltam muito pelo e a pelagem nunca ficará cheia de nós como ocorre com os bichanos de pelo longo, a exemplo do Siamês e o Cornish Rex. Entretanto, os gatos de pelo curto e denso necessitam de escovação, no mínimo, uma vez ao mês, como é o caso do American Short Hair e o Chartreux. O banho dos gatos de pelo curto também é facilitado.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gatos-pelo-curto/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
bichanos, felinos, gatos, pelagem, pelo curto, pelos, pets, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados