Gatos Gigantes - Conheça as Raças e suas Curiosidades | CachorroGato

Gatos Gigantes - Conheça as Raças e suas Curiosidades

Os gatos gigantes tem o tamanho do seu amor por eles

Além de cães, gatos são um dos animais de estimação prediletos. São bem diferentes dos cães, mais quietos e independentes, aí vai do gosto de cada pessoa para escolher entre os já queridinhos de todo o mundo. E, assim como cães gigantes, existem gatos gigantes também.

Em média, entre todas as raças de gatos, o peso deles é entre três e sete kilos, mas existem alguns que ultrapassam essas medidas e não é só um pouco! Existem raças conhecidas como raças de gatos gigantes: os Maine Coon, Ragdoll e os Asheras a nova febre dos endinheirados norte americanos. Os machos dessas raças podem pesar cerca de 14kg, e as fêmeas, cerca de 10kg distribuídos em, aproximadamente cinquenta centímetros, podendo chegar até a ter um metro de comprimento.

Os Maine Coon são conhecidos, além do tamanho, por serem meigos, brincalhões e sociáveis e não precisam de muita atividade física, estão muito bem em um ambiente gostoso para descansar pelos seus quinze anos, aproximados, de vida. Grandes olhos de coloração cinza, verde ou dourada, além das orelhas grandes, focinho quadrado e rabo bem longo, esses gatões são perfeitos para quem gosta de animais grandes e do comportamento sossegado dos bichanos.

É dessa raça que era o gato conhecido como o maior gato do mundo, de acordo com o Guinness Book em 2010, o nome dele era Mymains Stewart Gilligan, o nome é tão gigante quanto o adorável (e lindo) gato! Para tornar sua vida mais fácil, a dona do gatão o apelidou de Stewie. Dos cinquenta centímetros aproximados dessa raça, Stewie media cerca de 123 centímetros!

Gatos gigantes

Outras consideradas raças de gatos gigantes são:

Leia Mais: Felinos selvagens: quais são os 10 maiores felinos do mundo

Ragdoll - A segunda maior raça entre os gatos gigantes, podem pesar até cerca de onze quilos, são poucos os ragdolls que vivem no Brasil. São caseiros, delicados, meigos e quietos. Como uma pelagem longa, assim como os Maine Coon, também tem a pelagem sedosa e macia e com os olhos bem azuis. Precisam de uma atenção especial para a alimentação adequada para cada época de sua vida.

Ashera - Esses não só fazem parte da lista de gatos gigantes, mas também de mais caros e mais raros do mundo. Podendo pesar até quatorze quilos distribuídos em um metro, os asheras podem custar até R$ 45.000! Esta raça foi criada através de uma experiência biotecnológica que misturou o leopardo asiático, o serval africano e alguns felinos domésticos.

Conheça um pouco mais de cada uma dessas raças de gatos gigantes que despertam a curiosidade e interesse das pessoas por todo seu tamanho e charme:

  • Maine Coon

gatos-gigantes-maine-coon 

O gigante Maine Coon pode virar um investimento de até quatro mil reais, mas é possível encontrar gatos da raça por um preço mais acessível. A raça se originou no Canadá e logo chegou aos Estados Unidos, por algum tempo esse gato foi sucesso em exposições, mas logo outras raças ganharam maior destaque e ele quase caiu no esquecimento.

É difícil dizer qual é a origem da raça, mas ela surgiu há mais de 200 anos e talvez seja descendente da cruza de gatos Angorá com outros gatos de pelo curto e longo. Existe a lenda de que ele seria descendente de cruzamentos entre gatos e guaxinins por causa do seu rabo peculiar, mas isso é cientificamente impossível.

A média de peso para machos é de 12 kg enquanto fêmeas chegam até 10 kg, no entanto devido ao hábito de castração é comum que um Maine Coon fique ainda maior. Sua pelagem definitiva e estrutura completa geralmente só ocorre aos 3 anos. Esse gato gigante é doce, sociável e afetuoso, de forma que ele lida bem com crianças e até mesmo com cachorros.

A pelagem do Maine Coon não é tão longa quanto a do Persa e se apresenta em variadas cores, sendo mais fácil de cuidar do que de outros gatos de pelos longos. Gosta de brincadeiras, de um lugar confortável para dormir e pode ser adestrado se o dono tiver bastante paciência e tempo.  

  • Ragdoll

gatos-gigantes-ragdoll 

Essa raça de gato gigante surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, mas chegou aqui apenas em 1982, por isso, exemplares são raros em nosso país. Um Ragdoll custa por volta de 2500 reais, mas pode chegar até 5 mil. Seu crescimento é lento e para apenas quando o gato atinge 4 anos, podendo pesar até 11 kg.

O nome Ragdoll significa “boneca de pano” e foi dado à raça porque esse gato fica todo relaxado quando está no braço de humanos. É um felino que aprende fácil, gosta de brincar e convive bem com crianças e outros animais. Aliás, esse gato é carente e adora atenção e carinhos, não devendo ficar preso num espaço isolado ou passar longos períodos sozinho.

A pelagem pode ser cinza, chocolate, marrom ou azul-acinzentado, deve ser escovada diariamente e banhos podem ser dados uma ou duas vezes no mês. A raça Ragdoll pode viver de 15 a 25 anos.

  • Ashera

gatos-gigantes-ashera 

O gato Ashera é conhecido também pelo nome de Savannah e é um dos animais mais caros do mundo dado a sua raridade. Sua criação foi realizada por uma empresa de Nova York responsável por modificar animais geneticamente para evitar alergias em humanos.

São gatos muito atléticos e com forte instinto de caça devido sua origem, por isso é melhor mantê-los longe de aves, por outro lado o gato da raça Ashera é bastante dócil e inteligente. Sua pelagem é malhada e possui coloração dourada, marrom ou prateada, porém quanto mais perto da coloração de um leopardo, mais caro será esse gato.

Ele vive entre 15 e 20 anos, pode pesar 12 kg e atingir um metro ou mais. Ele é encontrado em três variações, sendo a primeira mais próxima de seu ancestral selvagem e a última mais próxima do doméstico, originária do cruzamento entre dois Ashera – o que é raro, pois a raça tende a nascer estéril por causa da hibridação.

  • Norueguês da Floresta

gatos-gigantes-noruegues-floresta 

O nome dessa raça explica bem a origem do grande Norueguês da Floresta. Dos gatos gigantes esse pode ser considerado o mais reservado principalmente na presença de desconhecidos. É um gato caçador, inteligente e cauteloso, que precisa de espaço.

Sua pelagem se apresenta em diversas cores, dificilmente embaraça e por isso pode receber uma escovação semanal. Seus olhos são amendoados e aparecem em todas as cores. Apesar desse lado mais independente, o Norueguês da Floresta é um gato afetuoso e que aceita ser domesticado sem grandes problemas, convivendo com pessoas e outros animais.

A média de vida da raça é de 15 anos e ele pode pesar até 12 kg. Seus pelos são grossos para suportarem o frio do seu país de origem e em partes da Europa é possível encontrar essa raça gigante vivendo de forma selvagem.

Aprenda a tirar fotos do seu gatinho ou gatão!

Abaixo um vídeo sobre o Ragdoll:

Fonte: YouTube



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gatos-gigantes/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Curiosidades sobre Gatos
Tags:
amor, casa, conhecer, curiosidade, desejar, espaço, gato, gatos, gigante, mundo, pet, pets, raça, raças, tamanho

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados