10 Gatos Exóticos - Confira as raças de felinos mais exóticas do mundo animal | CachorroGato

10 Gatos Exóticos - Confira as raças de felinos mais exóticas do mundo animal

Conheça as diferentes raças e tipos de pelagem dos gatos exóticos que compõem o mundo dos felinos

O universo dos bichanos conta com uma variedade imensa de tipos de pelagem e cores, e nele é possível encontrar muitas opções de gatos exóticos. Misteriosos por natureza, os felinos também podem apresentar diferentes estilos de porte e comportamento; no entanto, há alguns exemplares deste mundo que se destacam ainda mais por suas características peculiares, e a busca pelos bichanos diferenciados é considerada uma paixão para muitos.

Entre os principais e mais conhecidos gatos exóticos, podemos citar raças como Persa, Sphynx, Turkish Van, Snowshoe e Siamês - sem contar a raça que já apresenta sua peculiaridade no próprio nome: Gato Exótico (criado pelo cruzamento entre um felino Persa e o American Short Hair).

gatos-exoticos

A característica que mais conta na hora de encontrar um bichano de aparência exótica é a sua pelagem, que tem nove tipos principais de variação de desenho e mais de 90 opções diferentes de cor. O comprimento dos pêlos e a coloração de seus olhos também podem ser considerados quesitos adicionais para que um felino seja considerado diferenciado, embora tanto a raridade da raça como a aparência incomum do gato acabam sendo os pontos que mais chamam a atenção nesses bichanos.

Pelagem curta, pelagem comprida, ausência de pêlos, ausência de rabo, olhos de cores diferentes e manchas que aparecem somente nas extremidades do corpo do animal são algumas (das muitas) variações que um gato exótico pode apresentar; e, justamente, as características mais apaixonantes nesses bichinhos cheios de mistério. Conheça, a seguir, algumas das raças de gatos mais exóticas e populares entre os amantes dos bichanos, e entenda a grande variação de pelagem e cores que povoa o mundo felino.

 

Leia Mais: As sete vidas felinas: descubra como surgiu essa lenda

O gato exótico

 

O felino batizado de Gato Exótico é produto da cruza entre gatos Persas e American Short Hair, e foi criado nos Estados Unidos no início da década de 60. Reconhecido oficialmente desde 1966, os gatos desta raça tem aparência “gordinha”, destacando patas curtas, extremidades grandes e peitoral amplo.

Com peso que varia entre 3 e 7 quilos, apresenta uma face reta o nariz achatado, sendo que seus olhos (assim como a cabeça) são bastante redondos, e podem ter cores que vão desde o amarelo até o azul intenso. Seu rabo é curto e arredondado, sendo que a pelagem dos gatos Exóticos é bastante densa e, embora seja curta, faz com que o felino se assemelhe a uma bolinha de pêlos.

Pode apresentar cobertura bicolor, tricolor ou colorpoint, sendo que as cores da pelagem variam entre tons de creme,caramelo, branco, azul, lilás e preto. Em resumo, a aparência dessa raça de gato é similar à do Persa, só que com porte menor e pêlos mais curtos. Calmos e bastante sociáveis – tanto com pessoas como com outros animais – não suportam a solidão e adoram companhia da família. Tidos como extremamente raros, só são encontrados no Brasil em criadores especiais, e podem custar até R$ 3 mil.

 

Tipos de pelagem de gatos

 

Conforme citado anteriormente, a pelagem dos gatos conta com nove tipos principais de desenho, sendo que determinadas raças podem contar com felinos com pêlos que variam entre até três opções diferentes de estampa. Conheça, abaixo, as características de cada um dos tipos de pelagem felina, e identifique qual é o desenho do gato exótico de sua preferência.

 

  • Sólida

A pelagem é pura em todo o comprimento do fio, e só há uma cor no corpo todo do gato. Sendo o preto e o vermelho as cores mais comuns nos bichanos de pelagem sólida, há outros que destacam, também, variações destas bases; como azul, creme, chocolate, lilás e – em casos mais raros – canela (que se assemelha a um marrom avermelhado).

  • Escamas

Quase 100% dos casos de escamas ocorre em fêmeas, e todo o corpo dos gatos com cobertura desse tipo conta com áreas de pêlos de cores diferentes – sendo preto e vermelho as mais comuns. Combinações com azul, creme, canela, lilás e chocolate também são possíveis.

  • Branco

A pelagem do gato é completamente branca, e seus olhos podem variar de cor entre o azul e o cobre; sendo que há, ainda, a possibilidade de cada olho ser de uma cor.

  • Tabby

Essa pelagem aparece nos gatos de aspecto mais selvagem, podendo variar entre desenhos que formam linhas, listras que contornam todo o corpo do animal, pequenas manchas e um efeito pontilhado (causado por pêlos que destacam mais de uma cor na sua extensão). Os bichanos com pêlos Tabby apresentam uma marca característica de M na testa, tendo as pernas, o corpo e a cauda preenchidos pelos desenhos típicos da cobertura.

  • Smoke

Os pêlos contam com mais de uma cor na sua extensão, sendo cerca de 30% do fio branco e o restante colorido, formando um desenho esfumaçado. Os olhos dos bichanos com esse tipo de pelagem são cor de cobre.

  • Shaded

Similar ao tipo Smoke, a pelagem dos gatos Shaded reproduz justamente o que indica o seu nome: um sombreado. Destacando fios com mais de um tom, a coloração toma conta de até 40% do fio, sendo o restante dominado pelo branco.

  • Golden

Bastante rara, essa pelagem destaca fios com diferentes tonalidades de dourado ou mesclados com preto. Na variação Blue Golden, é possível notar a mistura do azul com o ouro, sendo que os gatos de pêlos Golden apresentam olhos cor de cobre e focinho rosado.

  • Particolour

A pelagem destaca alguma cor misturada com o branco. As partes coloridas podem apresentar nuances de azul, vermelho, creme e preto, entre outras; sendo que todo o corpo do animal será dominado por manchas desta cor base e manchas brancas.

Uma marcacão de V invertido na testa é característica nos felinos com este tipo de pêlo, que tem três subtipos: Bicolor (cada cor domina cerca de 50% dos fios); Arlequim (as cores são divididas de maneira aleatória e irregular); e Van (a coloração aparece somente nas extremidades do corpo do bichano).

  • Colourpoint

Corpo de cor bastante clara e olhos, obrigatóriamente, azuis. Os gatos com pelagem Colourpoint mostram mais coloração nas suas extremidades, sendo que variações associadas com os tipos Tabby, Smoke e Bicolor – entre outros - também podem ser encontradas.

 

Dez raças de gatos exóticos

 

Sphynx

sphynx-gatos-exoticos

Popular em todo o mundo depois de ser a raça escolhida para ser o pet de Doctor Evil (o vilão do filme Austin Powers), os gatos Sphynx tem pêlos muito finos e curtos no corpo, e sua aparência é enrugada e nua – já que a pelagem é quase imperceptível. Conhecido desde meados da década de 60, o gato desta raça também é conhecido como “Pelado Canadense”.

 

Persa

persa-gatos-exoticos

Originários da antiga Pérsia, os gatos Persa destacam uma pelagem longa, macia, densa e brilhante, e estão entre os favoritos dos donos de bichanos de estimação. Sua variação Persa Teacup (na tradução: Persa Xícara de Chá) é bastante rara, e consiste em uma versão miniatura dos clássicos gatos Persas. Calmos e carinhosos, os felinos desta raça podem ser encontrados numa variedade imensa de cores, e exigem cuidados constantes com a pelagem.

 

Turkish Van

turkish-van-gatos-exoticos

Conhecido como o “Gato Nadador”, o Turkish Van é originário da Turquia e adora água. Dono de uma pelagem vasta e longa, normalmente é branco com manchas coloridas que podem aparecer na cabeça e no corpo, tendo o rabo todo colorido, comprido e bastante peludo. Seus olhos são ovais e podem ser dourados ou azuis (podendo, ainda, contar com um olho de cada cor).

 

Khao Manee

khao-manee-gatos-exoticos

Conhecido como “Jóia Branca”, o gato Khao Manee é originário da Tailândia e destaca entre suas principais características os olhos de cores diferentes – sendo um azul e o outro amarelo esverdeado. Extremamente rara, a raça só foi encontrada fora do seu País de origem depois de 1999 e, por sua história ser envolta em lendas que os definem como “amuletos de sorte”, pode chegar a custar cerca de R$ 30 mil na Inglaterra.

 

Munchkin

munchkin-gatos-exoticos

Muito raro, o gato Munchkin é produto de uma mutação genética, que define a sua aparência com pernas extremamente curtas e torso alongado. Sua pelagem é de comprimento médio e a coloração pode ser variada, não havendo definições propriamente ditas. Pode contar com características de outras raças, como a Devon Rex, e é propenso a problemas sérios de coluna e peito afundado (em função da sua deformidade genética).

 

Pixie-Bob

pixie-bob-gatos-exoticos

Com aparência selvagem, os gatos da raça Pixie-Bob se assemelham a parentes distantes dos linces. Bastante inteligentes e calmos, têm pelagem com listras e olhos âmbar, e seu rabo é bastante encurtado, sendo essa uma de suas principais características.

 

Minskin

minskin-gatos-exoticos

Os Minskin são produto do cruzamento entre o Munchkin e o Sphynx, apresentando um corpo quase completamente livre de pêlos e de porte menor que o de seus ancestrais. Criada no fim dos anos 90, é uma raça bastante nova e rara, que tem a mesma aparência enrugada dos Shynx e conta com locais específicos onde a pelagem pode ser notada; como cauda, patas, nariz, orelha e face.

 

Snowshoe

snowshoe-gatos-exoticos

Tendo as patas completamente brancas como sua marca registrada, o Snowshoe (na tradução: sapato para neve) parece usar luvas constantemente. Originária dos Estados Unidos, a raça surgiu no fim da década de 60, e é produto da mistura entre o Siamês e o American Short Hair.

 

Siamês

siames-gatos-exoticos

Originários da Tailândia, os gatos siameses têm os olhos bem azuis, a cabeça triangular, e sua coloração é mais forte na área da face e das extremidades. Combinações diversas de cor podem dominar o corpo dos felinos desta raça, sendo as misturas entre creme, preto e marrom as mais comuns.

 

Devon Rex

devon-rex-gatos-exoticos

Dono de pelagem curta e ondulada, o Devon Rex tem pêlos que podem ser comparados à cobertura de um pêssego. Com corpo musculoso e personalidade amigável, o gato desta raça apresenta traços bem definidos e a cabeça triangular, podendo ser encontrado com cores de pêlos e olhos bastante variadas.

 

E então, qual seu felino exótico favorito?

Responda nos comentários!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gatos-exoticos/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos
Tags:
bichanos, diferentes, exóticos, felinos, gatos, pets, raças, raridades, raros

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados