Gatos e Bruxas – Histórias e lendas de arrepiar | CachorroGato

Gatos e Bruxas – Histórias e lendas de arrepiar

Saiba de onde vem a crença na ligação entre gatos e bruxas e um pouco mais sobre essa história

Até hoje há quem acredite no pacto entre gatos e bruxas. E isso vem da Idade Média, quando mulheres consideradas feiticeiras tinham felinos, principalmente na cor preta, que eram vistos como uma dupla paranormal ou até mesmo diabólica.

Muitas coisas evoluíram, a modernização trouxe carros, computadores, verticalização das cidades, informações que circulam “pelas nuvens”, mas o preconceito no conceito gatos e bruxas ainda existe. Se uma pessoa tem o dom de pressentir algo, é considerada “mágica” ou vista com maus-olhos. E se ela tiver um gato, seja ele de qual raça ou tom de pelagem for, tem essa dádiva associada aos poderes sobrenaturais dele de prever os acontecimentos ou até mesmo profetizar.

 

As épocas em que não existia o preconceito entre gatos e bruxas

Estes bichanos foram domesticados ao longo dos tempos, mas as lendas e as histórias os mostram desde o antigo Egito acompanhando bruxas e deusas pelo seu poder divino. Eles eram considerados curandeiros e, caso falecessem, recebiam um grande ritual e depois eram guardados pelo seu dono. Já se fossem assassinados, o criminoso tinha como punição a morte.

Também não havia crendice maldosa avaliando gatos e bruxarias na Pérsia e na China. Inclusive, em muitos desses lugares maltratar um felino era como se estivesse ferindo o próprio espírito. Eles eram vistos como benfeitores e as divindades os usavam em seus rituais como companhia para magias de fertilidade, proteção, felicidade, além de a deusa romana Diana assumir a forma de gato diversas vezes.

Leia Mais: As sete vidas felinas: descubra como surgiu essa lenda

 

Gatos pretos e bruxas: quando tudo fez parecer Halloween o ano todo!

Foi só o período medieval chegar que tudo mudou. Hoje temos o dia 31 de outubro para solenizarmos o “Dia das Bruxas”, mas as mulheres que eram julgadas assim e tinham seus felinos precisavam lidar com medos e superstições o tempo todo. No Japão eles pensavam que os gatos pudessem matar as pessoas do sexo feminino e tomar suas formas, além de no budismo os felinos serem associados à serpente, frutos do pecado.

A perseguição entre gatos e bruxas também continuou quando eram visados como malfeitores, principalmente os bichanos na cor preta, e eram acusados de terem pactos com forças malignas, ameaçados e muitas vezes condenados a serem queimados. Todos os acontecimentos ruins que ocorriam nas redondezas eram atribuídos a eles e, assim, sofriam intimidações e maus-tratos.

Porém, felizmente, em pleno século XXI, sabemos que o azar é de quem tem preconceito com os gatos pretos, já que são dóceis, amigos e companheiros. E que bruxas existem para quem acredita e fazem o bem para quem merece. Por isso, neste Halloween, aproveite e divirta-se como uma pessoa que pensa com sabedoria, jamais com suposições!

gatos-bruxas

Quer um gato preto? Clique e entre em contato com pessoas que podem te ajudar a encontrar um!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gatos-bruxas/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos
Tags:
bichanos, bruxas, curiosidades, felinos, gatos, história, lendas, mitos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados