Gato Preto - Realmente dá azar? | CachorroGato

Gato Preto - Realmente dá azar?

Para além dos enigmas que envolvem o felino, está a alegria e o prazer de ter um gato preto esbanjando charme em sua casa.

Ihhhh, quebrou o espelho? Esqueceu que era sexta-feira 13 e passou por baixo da escada? Será que você nem devia ter saído de casa e que o seu dia vai ser daqueles? Ou será que esta é uma condição humana de sempre ter algo ou alguém para transferir a culpa por fracassos, erros ou enganos? Será que temos mesmo que continuar a reforçar a antiga ideia de que um gato preto traz mau agouro?

Com certeza você já ouviu alguma pessoa supersticiosa dizer que o gato preto é sinal de azar. Mas, e você, acredita nisso? O que você pensa sobre esta história? É possível que um felino tão pequenino e tão carinhoso possa trazer qualquer tipo de má sorte? De onde será que vem essa história, antiga e leviana, de que os gatinhos pretos trazem azar? De onde será, então, que vem esta fama (má fama)? E será que de alguma forma esses maus tratos ainda continuam?

 

gato-preto

 

Bom... Em uma coisa podemos concordar! Essa história de que gatos pretos dão azar não é de hoje! E parece que, felizmente, da idade média para os dias de hoje (lá se vão muitos anos de preconceito) essa história mudou, e mudou para melhor. Ufa! Mas, não pense você que em pleno século XXI não existe violência contra esses felinos fofos, não! Pois, eles ainda existem, infelizmente, devemos enfrentar de frente contra toda e qualquer ação discriminatória e tentar entender de onde é que vem essa trágica história contra os gatos pretos.

Leia Mais: Gato de Botas

 

O que diz a lenda sobre gatos pretos?

 

“Um dia lá no morro pobre de mim, queriam minha pele para tamborim, apavorado desapareci no mato, eu sou um Negro Gato”, bom, esta seria apenas uma música do cantor Roberto Carlos, se não fosse verdade o que fazem com esses lindos felinos. Mas, por que isso?

Conta a lenda que, um feiticeiro tinha um caso com a mulher de um cliente e em uma determinada noite, resolveu, então, matá-la. Um belo dia o feiticeiro aparece morto, e o assassino também, mas o que conta a história é que o assassino foi morto com um arranhão de gato na região do pescoço e, por coincidência, na cena do crime estava um gato. De repente, um rapaz acha o felino e diz para a mãe que o gato havia falado com ele.

A mãe, então, deixa o filho ficar com o gato só que coisas estranhas começam a acontecer. Um belo dia a mulher leva um homem para a casa e o felino não gosta dele e, então, espera até que eles fiquem a sós e o ataca com unhas e dentes no pescoço. O homem desmaia, a mulher pega um crucifixo e aponta para o gato como para livrar o felino da alma do feiticeiro.

Por fim, o que conta a lenda é que a alma, depois de sair do gato, ficou vagando até encontrar um outro gato.

 

E para por aí? Não, tem mais crença popular!

 

Você acredita que na Idade Média os gatos pretos eram considerados bruxas transformadas em bichos? Pois bem, essa era a mentalidade da época que, além disso, levantou a ideia de que cruzar com gatos pretos na rua poderia trazer má sorte. Foi nesta época que se levantou a ideia do azar por causa da associação às trevas, magia negra e ao diabo.

Agora, a coisa mais inacreditável de todas! No século XV, o papa Inocêncio VII incluiu os gatos na lista dos seres hereges pela Inquisição. E sabe por quê? Guardando o devido respeito à época, neste período, eles eram relacionados aos maus espíritos que muitos atribuíam ao doce felino preto.

Além dessa história papal, o Rei Charles I, da Inglaterra, possuía um gatinho preto, e acreditava que sua sorte estava ligada ao animal. A crença no gato preto era tão grande que ele mantinha o felino vigiado dia e noite. O que aconteceu é que o gato morreu, e logo após este acontecimento, o rei foi preso e em seguida executado. 

 

O que se pode dizer sobre os gatos pretos?

 

O que diríamos sobre qualquer outro felino! Que eles são muito amáveis, carinhosos, parceiros e super independentes. Aliás, como não ser? Depois de tantos anos e de tantas histórias sobreviver (não ser extinto) por tantas crendices populares é muito além do que independência, serem adaptáveis é uma característica muito peculiar deles.

Fora isso, podemos dizer que eles são muito interessantes, charmosos. E tem uma característica muito peculiar: gatos pretos ou você ama ou você não quer. Não é para pessoas que acham “bonitinhos” ou “fofinhos”. Você tem que saber que, quando você integra ao lar um felino preto, você vai passar por algumas dificuldades. E é claro, a principal delas é o preconceito.

 

Xô preconceito

 

gatos-pretos

 

Qualquer pessoa minimamente esclarecida nos dias de hoje não tolera qualquer tipo de preconceito, não é mesmo? Pois bem, é nesta linha que desejamos que você pense sobre a vida dos gatinhos pretos. Não se deixe levar pelas crendices populares, mas de qualquer forma, se você for adotar um gato preto o que você deve ter em mente é que assim como você quer um lar harmonioso e feliz, o felino também quer.

Mas, por que será que ainda existe tanto preconceito contra os gatinhos pretos?

O principal de tudo é a superstição que as algumas poucas pessoas ainda atribuem aos bichanos, tentando perpetuar a aquela velha ideia da Idade Média, por outras vezes, também temos situações sociais que reforçam esta ideia, como, por exemplo, as novelas e os filmes que ao contarem histórias incluindo os felinos nunca os tratam da forma como devem ser tratados; com carinho, respeito e amor.

Acima de todas as coisas o que você deve lembrar é que o gatinho preto não dá azar, ele dá é amor. Não importa a cor do seu gato, o que importa é o afeto, o carinho e o cuidado que você tem com ele. Portanto, não, ele não é agourento e não traz azar! Agourento, na verdade, é todo o preconceito que possa existir em nós.

Na verdade, o que precisamos é estar dispostos a doar, a entender que aquele que é diferente da maioria traz consigo uma grande carga de sabedoria e valor. E que é nas diferenças que conseguimos trabalhar a tolerância e o respeito individual e coletivo. Portanto, o que podemos aprender com a história do gato preto? Que não é a cor que limita ou condiciona qualquer tipo de sorte, ou falta dela, mas sim, a falta de bom-senso e amor.

 

Como pensar nos dias de hoje?

 

  • Que o gato preto nada mais é que uma cor, uma escolha do dono;
  • Que eles são enigmáticos e charmosos;
  • Que são carinhosos e brincalhões como os gatinhos albinos, malhados e bicolores;
  • Ronronam e amassam pãezinhos.

 

Quais os cuidados que devo ter?

 

Em virtude das supertições e violências não deixe o seu gato solto. Deixe-os sempre bem guardados e cuidados dentro do lar.

 

Quais os gatos mais procurados?

 

1º lugar: siameses

2º lugar: brancos ou bicolores

3º lugar: cinzas

4ª lugar: amarelos

5º lugar: tricolores

6º lugar: tigrados ou mouriscos

7º lugar: preto e branco

 

Por que adotar um gato preto?

 

Uma coisa é muito característica para quem pensa em adotar um gato preto; só querem o gato se for preto, nada além do pretinho. Parece até brincadeira, mas não é, não! É quase que amor à primeira vista. Tá bom, não deixa de ser! Mas é que os felinos pretos causam um verdadeiro frisson em quem os quer. E não se assuste se onde você for adotar o gato te fazerem milhões de perguntas.

É que assim como existem pessoas apaixonadas por gatos pretos, ainda hoje, esses felinos são usados para práticas religiosas. Sim, não é legal! Nós sabemos. Mas é bom que você fique sabendo desta realidade e que ao tentar adotar, também compreenda as casas de adoção que os felinos se encontram. É medida de segurança!

 

Quais as características dos gatos pretos?

 

gatinho-preto

 

  1. São lindos e charmosos;
  2. Não precisam ser escovados com tanta frequência quanto os gatos de pelo longo;
  3. A sorte estará ao seu lado (é quase mágico!);
  4. Eles não se importam com a sua cor;
  5. Eles são menos adotados dos que os demais (o melhor e um excelente motivo).

 

Olha como eu posso ser fofo, ou fofa! Veja o vídeo: 

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gato-preto/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Curiosidades sobre Gatos
Tags:
bichanos, crenças, felinos, gatos, lendas, pretos, superstição

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados