O Gato é Independente? | CachorroGato

O Gato é Independente?

Saiba mais porque o gato é independente e descubra um lado muito mais carinhoso deste pet

Todos os donos de felinos sabem da personalidade deles. Sim, gato é independente. Em contrapartida, gosta de brincar, é afetuoso, tem os seus momentos de querer ser mimado e depende de amor e cuidados para sobreviver.

Mas é errado pensar que eles sejam desapegados, desleais ou por serem autossuficientes, não sejam companheiros. O gato é independente, mas é um animal de estimação adorável e se isso for bem compreendido, torna-se um membro da família muito mais do que especial.

 

O gato é independente, mas precisa de atenção

 

A autonomia natural destes bichanos vem dos seus ancestrais, que viviam nas selvas e precisavam caçar, serem precisos em seus movimentos, terem curiosidade para descobrirem o ambiente e também criarem instintos de sobrevivência. Então, com o decorrer dos tempos, tudo foi se modificando, chegando aos dias de hoje, em que eles se tornaram uma espécie domesticada, porém, com estes resquícios genéticos.

Leia Mais: Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?

gato-independente

Muitas pessoas os comparam com os cachorros, que realmente são mais subordinados, entretanto, o gato é independente, mas ainda é um bichinho familiar, o que faz com que não possa ficar muito tempo sozinho, pois senão fica triste (e pode chegar a sofrer da chamada depressão felina), precisa brincar, ganhar o cafuné dos seus donos, ter sempre a comida e a água fresca em seus potinhos, o arranhador especial para as suas unhas, ser escovado e tudo o que é necessário para a sua boa condição de vida.

Além disto, ele não é mais um felino que vive no meio do mato, portanto, requer ter as vacinas e as doses de vermífugos em dia, idas ao veterinário sempre que sinalizar algum tipo de mudança no seu comportamento ou fisicamente, cuidados com o espaço delimitado para a sua rotina ou, caso ele tenha o costume de sair de casa, o que não é recomendável para um gatuno adotado como “de casa”, ter as suas patinhas higienizadas sempre que voltar do passeio (vale consultar um especialista para seguir corretamente tudo o que deve ser feito neste caso).

 

Preciso modificar algo em casa, já que o gato é independente?

 

Sim, você precisa adaptar o seu lar, que também é do seu peludo. A partir do momento em que você escolhe ter um bichinho de estimação, mesmo com a independência dos gatos, é preciso alguns cuidados, como redes de proteção nas janelas, supervisão quando ele estiver andando pelos muros ou telhado da casa (isso se ele for ensinado a voltar para casa, o que precisa de treinamento, muitas vezes profissional), além de um cantinho só dele, já que eles costumam ter ocasiões em que precisam se isolar.

Sendo assim, o gato é independente, mas o amor incondicional dele por você e vice-versa é mais do que garantido quando ele é tratado com respeito e afeto.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gato-independente/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, convivência, cuidados, felinos, gatos, independência, independentes, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados