Gato em Casa - Cuidados | CachorroGato

Gato em Casa - Garantindo um bom ambiente

Saiba o que deve ser preparado para se ter um gato em casa

Gato é como um bebê, precisa de algumas adaptações no lar, para ter uma vida melhor. Ter um gato em casa é bom, mas algumas mudanças podem melhorar ainda mais essa convivência.

Se decidir ter um gato em casa, observe que o pet precisa de um espaço dentro da casa, são animais que precisam de conforto e espaço próprio. Não quer dizer que ele deva ter um cômodo pra si, mas um cantinho em especial.

 

 

O gato precisa de uma fonte, que mantém a água corrente, pois gatos não gostam de água parada. Uma cama para o gato, comedouro e caixa de areia estão entre os itens essenciais pra quem quer um gato dentro de casa.

Leia Mais: Cuidar de um Gato - Dicas e sugestões

 

Tornando a casa um lugar mais seguro para o gato

 

Ter um gato em casa também significa mudanças de segurança, como, por exemplo, passar os fios elétricos sob o tapete ou atrás dos móveis. O objetivo é não deixar fios por onde passe corrente elétrica à disposição do gato, pois ele vai querer brincar e pode tomar choque ou derrubar o eletrodoméstico.

O uso de alguns produtos de limpeza pode ser tóxico para o gato. Não é indicado lavar as vasilhas do gato com desinfetantes feitos à base de pinho, ou que contenham fenol em geral, pois são altamente tóxicos ao bichano.

Se morar em apartamento, é de extrema importância que as sacadas e janelas tenham proteção. É bom o gato ficar na luz do sol, mas não na janela, pois ao passar o primeiro passarinho, o instinto felino será pular para caçá-lo. Para ter um gato em casa ou em apartamento, é importante cuidar da segurança do ambiente primeiro.

Algumas plantas também podem causar danos à saúde do gato. A lista de plantas potencialmente prejudiciais inclui damasco, azálea, botão-de-ouro, caladium, copo-de-leite, mamona, cereja, crisântemo, açafrão, narciso, loureiro, azevinho, hortênsia, lírio, hera, lírio-do-vale, cogumelos, entre outros. Em compensação, existe a erva do gato, que pode ser extremamente benéfica ao seu gatinho

Se tiver uma planta que cause algum dano caso suas folhas, sementes ou frutos sejam ingeridos pelo gato, proteja o local onde está a planta, para o gato não ter acesso.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gato-casa/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
ambiente, bichanos, casa, convivência, cuidados, felinos, gatos, lar

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados