Gato Branco - As particularidades dos felinos brancos | CachorroGato

Gato Branco - As particularidades dos felinos brancos

Adorado por muitos, o gato branco precisa de atenção e cuidados especiais para evitar problemas de saúde

Lindo e muito charmoso, o gato branco é um dos preferidos entre os amantes de bichanos. Sem apresentar qualquer tipo de marcação, desenho ou mancha em sua pelagem, os gatos completamente brancos, na realidade, são a rapresentação da total ausência de cor na pelagem felina; que é determinada pela genética de seus pais.

Quando filhotes, não é incomum que um gato branco tenha algumas manchas na pele; no entanto, com o passar do tempo, a pelagem fica livre de qualquer interferência de cor, e o corpo do gatinho se torna completamente alvo. Na grande maioria das vezes, os olhos destes gatos variam entre as cores azul e cobre, e é bastante frequente a presença de um olho de cada cor nos bichanos brancos – característica que os torna ainda mais interessantes.

gato-branco

Diferentes raças podem contar com exemplares completamente brancos, sendo o Angorá Turco uma das mais conhecidas – e parte da lista dos felinos considerados entre os mais inteligentes do mundo. Embora a beleza dos felinos alvos seja muito admirada, há uma série de cuidados que devem ser tomados para manter a saúde deles, já que as mesmas características que os tornam tão charmosos são as mesmas que facilitam o aparecimento de diversas doenças e problemas de pele e audição, entre outros.

Além de influir no aparecimento de complicações, a pelagem branca dos gatos é um fator que faz com que eles não consigam viver bem em ambientes selvagens; tendo em vista que, em função da sua cor, a possibilidade de que consigam se camuflar (para escapar de predadores, por exemplo) é nula.

Conheça, a seguir, os principais cuidados necessários para garantir o bem-estar do seu gatinho branco - que pode ser muito prejudicado pelo sol - e saiba como a cor de seus olhos pode indicar uma maior potencialidade para o surgimento de complicações.

Leia Mais: As sete vidas felinas: descubra como surgiu essa lenda

 

Gato branco no sol

 

Um dos principais e mais importantes cuidados que os donos de felinos brancos devem tomar está diretamente relacionado à exposição do animal ao sol. Pela coloração da sua pelagem, o gato branco tem uma pele extremamente sensível, já que seus pêlos são isentos de melanina – pigmento que, além de dar cor à pele, a protege contra a radiação ultravioleta.

Sem essa proteção, os bichanos brancos que são expostos ao sol sem proteção podem sofrer com diversos tipos de queimadura e, em casos mais graves e desenvolvidos, pode causar o câncer de pele no felino.

As áreas do corpo que não têm pêlos são as primeiras a serem afetadas pelo sol, e orelhas, nariz, coxins (as almofadinhas da parte debaixo das patas), barriga e a área ao redor dos olhos são as que tem maior chance de sofrer com a exposição. Portanto, é altamente necessário que, ao passear com seu gatinho branco ou brincar com ele em ambientes externos, um filtro solar (de FPS 30, de preferência) seja aplicado por todo o corpo do felino, protegendo-o contra qualquer tipo de queimadura.

O uso do protetor solar deve ser constante, inclusive no inverno, e o mercado pet já conta com uma grande variedade de produtos com este fim – que têm um gosto bastante amargo para impedir que o felino o remova ao lamber sua pelagem. Com este cuidado, os riscos do aparecimento do câncer de pele no bichano branco (tido como o mais suscetível à doença) são consideravelmente reduzidos.

felinos-brancos

A audição do gato branco

 

Conforme citado na introdução, são as características mais interessantes dos gatos brancos que os tornam pais propensos ao aparecimento de complicações, e isso também vale para a cor dos olhos do bichano. Por isso, antes de levar um bichano alvo para casa, é importante saber que a combinação de pelagem branca e olhos azuis nos gatos é uma receita para os problemas auditivos – e o animal com estas características precisará de cuidados ainda mais específicos do que os felinos de olhos com outra coloração.

Embora muito creiam que essa combinação significa que o gato que apresenta essas características é surdo, isso é puro mito. Entretanto, as chances de problemas auditivos que podem o levar à surdez são, realmente, muito maiores nos felinos brancos de olhos azuis; sendo recomendado que eles sejam treinados desde filhotes a entender comandos por meio de sinais, já que a possibilidade de ficarem surdos ou apenas contar com a parte da audição é bastante grande.

 

E então? Os gatos brancos são seus preferidos?

Prefere os pretos? Conheça neste link os mitos que cercam os gatos pretos



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gato-branco/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos
Tags:
bichanos, brancos, cuidados, felinos, gatos, pelagem, pelos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados