Gato de Botas | CachorroGato

Gato de Botas

A história do Gato de Botas

Entre tantas histórias infantis, existe a do gato de botas, que, em resumo, é a história sobre um gato que é dado de herança para um dos três filhos de um homem, e o terceiro deles fica com um gato. O gato pede algumas coisas simples, entre elas um par de botas e um saco e, em troca, ajudará o herdeiro a “melhorar de vida”.

Para ajudar seu amo, faz de tudo um pouco até conseguir que um rei acredite nas mentiras criadas pelo gato de botas, que fazem parecer que o seu dono é cheio de terras e riquezas, assim o rei lhe oferece para se casar com a sua filha.

Depois de todas as peripécias do bichano, ele consegue então que o amo se case, aumente suas finanças e seja feliz, consequentemente, o gato de botas também acaba ganhando tudo do bom e do melhor.

Essa, como tantas outras histórias infantis, foi transformada em desenho para as imaginações inquietas e imensas das meninas e meninos, e não só deles, mas de todas pessoas de diversas idades que se interessam e entram na magia dos desenhos e filmes.

Gato de Botas

E neles existem os personagens que prendem a atenção do público por tantas razões, umas delas são suas características como a bondade, a inteligência, a caridade e muitas outras, mas que ainda os deixam com um ar de real, para haver a identificação do público com o personagem.

Leia Mais: Criatividade não tem limites: veja algumas frases sobre gatos

O gatinho de botas é inteligente, astuto, íntegro, ágil e, de alguma forma, caridoso, mesmo com todos os meios errados que ele usa para chegar ao final feliz da história. Muitos traços de sua personalidade são reais e podem ser percebidos no mundo dos gatos reais.

Ele cativa o público que adora suas aventuras, por isso o personagem acabou sendo colocado nos filmes do famoso ogro Shrek, com a voz do ator espanhol Antonio Banderas, e cativou, conquistou tanto que em 2011 teve o seu próprio filme nas telonas.

 

As adaptações do conto do Gato de Botas

Como sabemos, os contos de fadas apresentam muitas variações, no geral porque as histórias foram passando de geração para geração de forma falada e não escrita, por isso a mesma história pode se apresentar de várias formas, apesar de a versão mais difundida ter sido citada assim.

Originalmente O Gato das Botas, é um conto de Charles Perrault, famoso por outras histórias como A Bela Adormecida, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho. O gato da história é astuto e fiel, assim como os gatinhos de verdade – se engana quem acha que o gato é um pet pouco fiel ao seu dono.

Na série de filmes do Shrek, o gato aparece em três dos quatros filmes, usando todo seu charme felino para ajudar o ogro, lembrando mais o Zorro do que o gato do conto. Ele aparece no segundo filme com a intenção de destruir Shrek, mas acaba se unindo ao ogro e ao burro falante, sendo bastante útil na jornada deles durante a história.

No terceiro filme, esse Gato de Botas de sotaque espanhol e com temperamento sarcástico acaba trocando de corpo com o burro falante, graças ao efeito colateral de um feitiço. No último filme, "Shrek Para Sempre", o gato se aposenta e se torna... Gordo graças a uma realidade alternativa criada por outro personagem de famoso de conto de fadas: Rumpelstiltskin. 

gato-botas-filme 

O personagem da DreamWorks fez tanto sucesso que em 2011 ganhou um filme próprio com seu nome. A história se passa antes de seu envolvimento com Shrek e conta como foi o passado do gatinho e por qual motivo ele se tornou um foragido da justiça.

Se engana quem acha que o felino só aparece nas animações da DreamWorks. Outras versões do Gato de Botas já foram lançadas antes, inclusive na forma de anime. Acompanhe um pouco dessa história em forma de animação japonesa:

  • Fantasy Adventure: Nagagutsu wo Haita Neko no Bouken da Enoki Films

Em Portugal, o anime de 1992 ficou conhecido simplesmente pelo nome do conto. A história foi inspirada no ballet A Bela Adormecida de Tchaikovsky e conta a história do Gato de Botas viajando pelo mundo e vivendo aventuras baseadas nas histórias de Mil e Uma Noites, nos contos dos irmãos Grimm e de Anderson. Essa versão com 26 episódios é bastante rara, inclusive no próprio Japão, sendo muitas vezes confundido com o próximo tópico.

  • Filmes da Toei Animation

A Toei Animation é o maior estúdio de animes do mundo e bastante conhecida por animes como Sailor Moon, Digimon, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, entre vários outros famosos. O estúdio lançou três filmes inspirados no conto do Gato de Botas, o primeiro 1969 com o nome de Puss in Boots como filme da DreamWorks. Inclusive o gatinho serviu de mascote do estúdio e aparece na logomarca até hoje.

  • Dois episódios no anime Grimm Meisaku Gekijoo

Esse anime foi produzido pela Nippon Animation e é composto por episódios baseados em diversos contos de fadas e não apenas por contos dos irmãos Grimm. O anime foi produzido no final dos anos 80 e conta com 24 episódios. Em Portugal recebeu o nome de Os Teus Contos Clássicos e foi distribuído pela Editorial RBA. O nome dos episódios sobre O Gato de Botas são Puss in Boots parte 1 e parte 2.

gato-botas-desenho 

A extensão de produções que levam o nome desse famoso conto é grande, são livros, os filmes e animes que foram citados e ainda as adaptações teatrais e filmes do conto em si para as crianças.

 

Jogos online e de videogame

Atualmente quando um filme, principalmente de animação, é lançado, ele vem com um pacote: não é apenas o filme que surge, mas também brinquedos, roupas, jogos eletrônicos e muitas outras coisas. Com o gato da DreamWorks isso não é diferente e junto com seu filme um jogo para PlayStation 3, Nintendo DS, Wii e Xbox 360 foi lançando, recebendo o nome de Puss in Boots.

O gatinho da animação não fica restrito apenas aos jogos de videogame, online também é possível achar jogos gratuitos com cara do personagem para a diversão da garotada, como simples jogos de colorir ou ainda um jogo em que o gato deve subir o pé de feijão com a sua ajuda.

O Gato de Botas também era um “gatinho de rua” na história da DreamWorks. Leia mais sobre os gatinhos de rua

Veja o trailer do filme da DreamWorks:

Fonte: YouTube



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gato-botas/

Categorias:
Atividades de Gatos, Curiosidades sobre Gatos
Tags:
adultos, bichanos, botas, corações, crianças, curiosidades, diversão, felinos, filmes, gato, história, querido

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados