Gatil - Como fazer um em casa?

Aprenda a fazer um gatil para o seu felino

Assim como existe o canil para abrigar cães e o canil em casa, um espaço reservado especialmente ao cão no quintal da família, o gato não ficou para trás. Já ouviu falar em gatil?

O gatil popularmente é um local onde se cruza uma certa linha de raça felina, é o lugar ideal para quem procura um gato de raça para competições e exposições. Mas o termo gatil se difundiu e hoje é usado para indicar também abrigos de gatos e o gatil caseiro, um espaço todo especial dedicado aos bichanos.

Os gatos são famosos por gostarem de desfrutar da própria companhia, ter um espaço só deles onde não sejam incomodados. Geralmente, eles escolhem um canto da casa pra chamar de seu ou mesmo a casa toda, mas mesmo assim, com a rotina diária da família, sabemos que a agitação pode acabar irritando o gato. Portanto, o que seria melhor que um espaço só para ele, onde humanos são raramente aceitos? Esse é o gatil!

Existe gatil de vários formatos, tamanhos, diferentes acessórios e passagens, mas vamos te ensinar aqui a fazer um você mesmo! Ninguém melhor do que o dono saberá os gostos e preferências do bichano.

 

Leia Mais: Adoção de felinos: o que saber antes de ter um gato

gatil-em-casa

 

Como construir um gatil

 

É preciso construir um gatil que seja funcional, mas também tenha a segurança necessária para os gatos. Primeiro você deve verificar quanto espaço tem disponível para construir o gatil. Se for do lado de fora, provavelmente terá mais espaço, e é até bom para o gatinho, que além de ficar no sossego, aproveita o ar livre.

 

Os materiais necessários para construir o gatil são:

  • Tela de rede
  • Telha de alumínio
  • Fechadura para a porta
  • Arame
  • Alicate de corte
  • Martelo
  • Pregos
  • Estacas de madeira ou metal
  • Recipientes individuais para colocar a água e a comida
  • Caixas de areia

 

Para determinar o espaço do gatil, você precisa pensar em quantos gatos irá abrigar. Gatos vivem bem com a própria espécie, mas precisam que seu espaço próprio seja respeitado.

 

Passo-a-passo do gatil em casa

 

  • Idealize todos os detalhes e ponha no papel antes de botar a mão na massa. Faça um esboço do gatil, marque o comprimento, largura e altura. Separe o espaço onde vai a caixa de areia, onde vai o bebedouro e o recipiente de comida. Visualize tudo antes, assim pode passar pro passo 2 com a mente bem organizada.
  • Agora que você já planejou como será e já tem as medidas, é hora de ir atrás dos materiais. É necessário medir o espaço antes por causa dos materiais como a tela de rede e a telha de alumínio, para não faltar, nem sobrar. Faça vários orçamentos, às vezes comprar materiais em lugares diferentes pode fazer diferença no seu bolso.
  • Se o gatil for do lado de fora da casa, o interessante seria deixar uma parte da cobertura do gatil descoberta, para que os bichanos possam pegar sol. Mas se achar que quando chover vai fazer uma sujeira danada, cubra, pois é melhor protegê-los da chuva.
  • As estacas servirão para prender a tela, de ponta a ponta, podem ser de metal ou madeira, o importante é ser resistente, pois elas serão as vigas do gatil.
  • A porta deve ser grande o suficiente para você passar, não para os gatos, pois você irá precisar entrar no gatil para fazer a limpeza, trocar a água e reabastecer a comida.
  • Gatos amam ficar em lugares altos. A ideia é fazer com madeira os espaços para eles deitarem, e que sejam colocados uns mais altos que os outros, para o gato passear. Para isso cada placa de madeira precisa ser colocada não muito longe da próxima, para o gato não precisar pular tanto, como se fossem prateleiras mesmo.
  • Arranhadores são itens recomendados!

 

construir-gatil

 

Ter um gatil é uma ótima opção pra quem adota gato de rua. Os gatos de rua, a princípio, não são muito sociáveis, pois tem medo, já que é muito comum esses animaizinhos sofrerem maus tratos.

Ao serem adotados, de imediato, não conseguem se adaptar muito bem, então um gatil é ideal, pois ali você pode cuidar deles, sem forçar sua presença ou mantê-los dentro de uma casa que eles não conhecem. O gato irá se recuperar e aos poucos se acostuma com o contato com humanos que só querem o seu bem.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/gatil-em-casa/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Comportamento dos Gatos, Curiosidades sobre Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, construir, felinos, gatil, gatos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados