Frutas para Gatos - Pode?! | CachorroGato

Frutas para Gatos - Pode?!

Dar frutas para gatos pode ser um problema se não for feito com cuidado

Muitos donos costumam aderir à alimentação do seu bichinho alguns alimentos que eles próprios consomem, como frutas, vegetais e doces. Porém, deve se ter muito cuidado com o que seu animal ingere, e um desses cuidados é no quesito de frutas para gatos.

Gatos são animais carnívoros, que tem como alimentação base a proteína fresca, o necessário para sua nutrição está em peixes, frangos e carne vermelha. Outro tipo de alimento não é necessário na sua dieta, e alguns são até perigosos. Os donos costumam dar frutas para gatos como aperitivos ou até misturá-las em sua ração, com a ilusão de que estão acrescentando nutrientes à alimentação do seu bichinho. Muito cuidado com isso!

 

Frutas engordam os gatos!

 

Assim como os doces não acrescentam nada de bom ao nosso organismo, as frutas não acrescentam aos gatos. Pelo contrário, a sensação de saciedade que dá depois de ingerir esses alimentos atrapalha na dieta ideal do bichano, que acaba com menos proteína do que deveria.

Leia Mais: Gato tem medo de água – Saiba o motivo!

Algumas frutas, no geral, não fazem mal imediato ao gato, mas acabam provocando a falta dos nutrientes necessários e podem levar seu bichinho a ter problemas de peso e anemia. O ideal é evitar introduzir na dieta alimentos que não acrescentam proteína ao corpo do gato, mesmo como petisco.


frutas-para-gatos


Jamais deve-se dar frutas para gatos na intenção de substituir alguma refeição! Ele pode preferir o gosto da fruta ao da ração e parar de comê-la por gostar mais da fruta, e isso é muito perigoso para a saúde do bichinho.

 

Frutas também são perigosas para a saúde felina

 

Como foi dito, algumas frutas não fazem mal imediato ao bichano, mas outras frutas são perigosas para a saúde dos gatos. As frutas cítricas, como laranja e limão, deve ser absolutamente evitadas, pois gatos não suportam a acidez dessas frutas e podem tem a parede do estômago prejudicada.

Há outras frutas, como uvas e caquis, que também prejudicam a digestão, e acabam acarretando problemas intestinais ao seu bichinho. Melhor não correr o risco e deixá-lo longe das frutas, buscando alternativas mais saudáveis de petiscos.

 

Evite criar maus hábitos


Os gatos costumam explorar lugares altos, como balcões e mesas, é um instinto natural do animal. Cuidando para que a alimentação do seu gato seja somente a base de ração e proteína, evita maus hábitos como subir nas mesas para comer.

Se seu gato provar frutas e gostar, ao sentir o cheiro do alimento, ele pode tentar comer ou só provar o que tem sobre a mesa, e isso é perigoso.

Alguns donos reclamam do comportamento dos seus gatos sem saber que o que fazem acarreta tal comportamento. Não dar frutas para seu gato ajuda a evitar que ele prove novas frutas e acabe se intoxicando sozinho.


dar-frutas-para-gatos


Há um perigo maior nesse tipo de hábito, que é o de provar frutas estragadas, tanto em lixeiras como em fruteiras. As frutas estragadas fazem tão mal ao gato quanto ao humano, e sem o seu bichano ter o gosto por frutas é um problema a menos para se preocupar.

 

Posso dar água de coco para o meu gato?

 

Sim, pode. A água de coco é indicada para cães e gatos no tratamento de doenças digestivas, pois é um isotônico, com um alto poder hidratante.

Gatos e cachorros lidam de formas diferentes com as frutas, mas, em ambos os casos, os problemas digestivos são altamente recomendados a serem tratados com a água de coco, inclusive acima da ração. Vômitos, diarreias e qualquer problema no aparelho digestivo podem ser tratados de forma natural com a água de coco, sem a necessidade de ingestão de medicamentos fortes.

Mas nunca esqueça de sempre procurar um veterinário, para ele indicar a melhor quantidade de água de coco para dar para o seu gato, de acordo com a idade e as necessidades.

É normal também o animal gostar de beber a água sem estar doente, é muito agradável ao paladar e não fará mal algum ao bichinho. Mesmo não fazendo mal algum, é sempre bom lembrar que ela não substitui a hidratação com água natural que seu gato deve ter.

É muito importante cuidar da nutrição e da dieta do seu gato, para evitar problemas de saúde tanto leves quanto mais graves. Nunca esqueça que a qualidade de vida do seu bichinho deve vir acima de qualquer agrado que possa fazer mal a ele.


Conheça também os cuidados com frutas para cães.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/frutas-para-gatos/

Categorias:
Alimentação para Gatos, Comportamento dos Gatos
Tags:
alimentação, alimentos, bichanos, comidas, felinos, frutas, gatos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados