Filhotes de Gatos - Como Cuidar dos Pequenos Bichanos

Cuidados especiais com filhotes de gato

Os filhotes de gatos são ainda mais vulneráveis que os filhotes de cachorro. Os bichanos precisam de um pouco mais de atenção. O recomendado é que só separe o filhote da mãe após oito semanas, quando o bichano começa a imitar os hábitos da mamãe e já come ração e bebe água.

Introduza o leite e a ração mais úmida somente após, no mínimo, três ou quatro semanas. O filhote deve ser acostumado a desmamar aos poucos. Ele só consegue manter-se com uma refeição ao dia depois dos 6 meses; dos 2 meses aos 6 meses eles precisam de, pelo menos, 3 refeições ao dia. Antes disso as refeições devem ser em quantidade pequena, mas feitas várias vezes ao dia, pois o estômago dos filhotes de gatos é muito pequeno.

Essa substituição do alimento dos filhotes de gato deve ser equivalente em sentido nutricional, ou seja, o gatinho deve ter uma alimentação tão nutriente quanto o leite materno e deve ser feita de forma gradual, para acostumar o filhote.

Filhotes de gatos

Higiene e adestramento do gato

Leia Mais: Apelidos felinos: uma lista para você se inspirar

Gatos são conhecidos por serem animais limpos. De fato são sim, se lavam com frequência e ao fazerem suas necessidades fisiológicas, costumam cobrir com areia até que o cheiro não exista mais. Mas os filhotes de gato não desenvolvem assim cedo tal habilidade, por isso você deve prover alguns cuidados essenciais.

O filhote de gato que é criado dentro de casa não tem como saber onde pode ou não fazer xixi. O ideal é que seja reservado um cantinho da casa propício e deixar uma caixinha com areia higiênica, que deve ser trocada toda semana. Se tiver essa caixa com areia, aí sim seu gato por instinto felino vai achar o local e vai se habituar a fazer xixi lá.

Com a caixa de areia, aí sim seu gato, por instinto felino, vai achar o local e vai se habituar a fazer xixi lá. Deve-se deixar no mínimo uma caixa de areia para cada gato e uma a mais, e em caso de ter um filhote de gato só, e a casa for grande, deve-se deixar caixas de areia em mais de um lugar da casa. Clique e saiba mais sobre a saúde dos gatos.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/filhotes-gatos/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Alimentação para Gatos, Comportamento dos Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
aprender, bichano, bichanos, cachorro, cachorros, crescer, crescimento, cuidar, delicado, entender, filhote, garantir, gato, gatos, pequenos, pet, pets, saudável

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados