Felinos selvagens: quais são os 10 maiores felinos do mundo | CachorroGato

Felinos selvagens: quais são os 10 maiores felinos do mundo

Aprenda um pouco mais do passado dos felinos selvagens para poder conhecer melhor seus imponentes e maiores descendentes.

Os felinos são um dos principais predadores existentes no planeta; com visão apurada, agilidade, a força na mandíbula e a paciência para poder pegar sua presa, essas são as principais armas dos felinos selvagens. Essas características são tão comuns na família dos felídeos que estão presentes desde os animais grandes e pesados das selvas mundiais até os gatos domésticos.

Por mais que os felinos selvagens atuais possam ser grandes, alguns antigos já foram maiores e mais perigosos. O Leão das Cavernas e o popular Tigre Dentes de Sabre, ambos extintos, eram grandes feras que caminhavam pelo planeta. O Smilodon, o mais conhecido dos Dentes de Sabre, chegava a 3 m de comprimento e poderia pesar até 300 Kg. Mas, vale ressaltar que só por que a era dos grandes felinos passou, não significa que não existam outros do mesmo tamanho.

Os maiores felinos do mundo

Possuindo como habitat natural as terras frias e gélidas da Ásia, o Leopardo das Neves encabeça a lista dos maiores felinos silvestres com 1,30 m de comprimento. Vivendo na África do sul e Índia, o Caracal tem orelhas pontudas e é bastante leve em comparação aos seus 1,40 m de comprimento, pesando 20 kg. O Guepardo, ou Chita, pesa 60 Kg e tem o corpo ergometricamente projetado para lhe dar velocidade na corrida. São 1,45 m de comprimento do corpo com 80 cm de cauda que o ajudam a chegar a 120 Km/h!

O maior dos linces, o Lince Eurasiático, tem 70 cm de altura dos ombros e mede 1,50 m de comprimento. Já o Leopardo Nebuloso, ou Pantera Nebulosa, tem os maiores caninos de todos os carnívoros terrestres e mede 1,80 m de comprimento. Na casa dos dois metros, o Leopardo esbanja 2,65 m de comprimento com 80 cm de altura dos ombros. Com 5 cm a mais, o Puma, também conhecido como Leão da Montanha, Onça Parda ou Suçuarana, tem 2,70 m comprimento e 90 cm de altura.

Leia Mais: As sete vidas felinas: descubra como surgiu essa lenda

Os três maiores felinos selvagens do planeta são, em ordem: a Onça Pintada, o Leão e o Tigre. A Onça, natural das terras tupiniquins, pode pesar mais de 100 Kg e chega a 2,75 cm de comprimento. O rei da selva, o sempre popular leão, pode chegar a 3 m de comprimento pesando até 200 Kg. E, por último, o Tigre têm a média 3,10 m de comprimento com peso de 220 Kg! E, por incrível que pareça, todos os felinos citados são ágeis e caçadores natos em suas respectivas proporções.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/felinos-selvagens/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos
Tags:
felinos, gatoselvagem, selvagens, tigres

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados