Felino exótico: conheças as características e comportamento | CachorroGato

Felino exótico: conheças as características e comportamento

Entenda a diferença entre o felino exótico e as raças exóticas, e aprenda um pouco mais sobre essa espécie rara de gato de estimação

A primeira coisa que deve ser mencionada sobre o felino exótico é que existe uma grande diferença entre a raça exótico e as raças exóticas. Nesse caso, a raça exótico é um gato natural dos Estados Unidos criado através de uma seleção artificial nos anos sessenta, esse felino é o resultado do cruzamento de um gato persa com duas outras espécies de gato, o American Short Hair e o British Short Hair, o objetivo desse cruzamento era ter um gato semelhante ao persa com pelagem densa e mediana.

Felino exóticoEm 1966, o felino exótico foi reconhecido nos Estados Unidos, ganhando destaque na Europa e chegando ao Brasil apenas em meados da década de oitenta. Essa espécie é considerada rara devido à quantidade de exemplares no mundo e é constantemente confundida com o persa, devido a sua semelhança às características genéticas herdadas de sua criação. A raça costuma ser bastante tranquila e ligada à família de seu dono, consequentemente, o felino se torna um ótimo companheiro para se ter como animal de estimação.

As principais características do felino

O gato exótico, como mencionado anteriormente, é um simpático companheiro por ser apegado a família, ter boa relação com criança e ser agitado apenas nos momentos de descontração e brincadeiras entre o dono e animal de estimação. Outro ponto importante de sua tranquilidade é que a raça acaba sendo perfeita para quem mora em apartamento.

Com bochechas largas, focinho curto e cabeça redonda, o gato também conta com orelhas pequenas e arredondadas. As suas características físicas, em sua maioria, são herdadas diretamente dos gatos persas. O seu pelo tem coloração variada, com pelagem curta e necessita ser penteado com uma frequência semanal para que o mesmo permaneça bonito e sem acúmulo de sujeiras.

As doenças comuns no felino exótico são, em geral, hereditárias. Portanto, é necessário conhecer os pais do animal para poder cuidar melhor do seu gato de estimação. As três doenças que costumam perturbar esse tipo de bichano são a de deslocamento de maxilar, neurológica e a de Poliquística dos Rins (PKD). Levar o gato para o veterinário com certa periodicidade vai garantir uma vida saudável para o animal, livre de grandes preocupações.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/felino-exotico/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Curiosidades sobre Gatos, Fases da Vida dos Gatos
Tags:
exótico, felino, felinoexotico, gato

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados