7 Dicas para Escovar Pelo de Gato | CachorroGato

7 Dicas para Escovar Pelo de Gato

Aprenda como escovar pelo de gato e quais são os cuidados básicos

Os gatos precisam de cuidados especiais no que envolve tanto a aparência como a saúde. Escovar o pelo do gato é um desses cuidados especiais que os gateiros precisam estar atentos. Em certas raças, a escovação da pelagem deve ser bem frequente.

Escovar pelo de gato é uma tarefa simples, mas que requer atenção. O gato, quando tem o pelo escovado regularmente, tem menores chances de sofrer com problemas de bolas de pelo, por exemplo. Além do mais, sua casa fica com menos pelos espalhados pelos móveis.

escovar-pelo-gato

 

Passo a passo básico

 

Leia Mais: Alergia a Gatos - Quem é o vilão, o pelo ou a saliva?

Apesar de ser uma tarefa simples e dever ser algo rotineiro, a escovação da pelagem pode ficar complicada se o seu gato detestar o processo. Aqui segue algumas dicas básicas que podem te ajudar:

 

  • Escolha a escova certa. Há gatos com pelo curto, médio ou longo, para cada um existe uma escova diferenciada que é mais adequada. Os gatos de pelo curto precisam de uma escova com cerdas macias. Os gatos que tem pelagem média e longa precisam de uma escova um pouco menos macia, para desfazer melhor o emaranhado que acontece por conta do comprimento do pelo;
  • O indicado é escovar o pelo dos gatos ao ar livre. Se for fazer dentro de casa, coloque uma toalha ou alguma outra superfície onde os pelos possam cair. Não pegue o gato do absoluto nada e comece a escová-lo como se não houvesse o amanhã, ele vai lutar pra sair e isso vai dificultar que você continue escovando. Ganhe a confiança dele aos poucos, o deite perto de si e faça carinho até ele estar bem calmo e relaxado. Então comece suavemente a escovar, não pressione a escova com força, pode acabar machucando;
  • Durante a escovação é necessário limpar a escova para remover os pelos que ficaram presos e não se soltaram. Passe um pente na escova para ajudar a retirar a pelagem aglomerada.
  • Quando escovar pelo de gato, é uma ótima hora para checar melhor a pele por baixo do pelo. É sempre recomendado fazer essa verificação em busca de feridas e lesões que possam indicar algum tipo de doença;
  • Se livrar dos nós nos pelos pode ser difícil, por isso é preciso ter muita paciência, disposição e tempo livre quando for decidir que é hora de escovar o bichano da casa. Não corte o nó, não force a escova para desfazer o nó. O jeito é ter calma e ir escovando até que o nó se desfaça. Segure o pelo na base, para que quando você passar a escova, não puxe demais a raiz do pelo, evitando, assim, machucar o seu bichano;
  • A escovação deve ser feita com a escova indo na direção do pelo, nunca o contrário;
  • Tenha cuidado ao escovar o gato na região da barriga, ao redor dos olhos, focinho, boca e orelha. São regiões mais sensíveis, um pouco de força e você vai machucá-lo.

 

Escovar pelo de gato deve ser algo feito regularmente, especialmente em gatos que tenham o pelo médio ou longo. A frequência vai variar conforme o tipo de pelo, vejamos:

 

  • Gatos com pelo curto

Não é extremamente necessário fazer a escovação, eles sozinhos já removem os pelos ao se banharem, é o exemplo do Cornish Rex. Mas se preferir, banhe-os uma vez ao mês e faça a escovação. Já os gatos de pelo curto e denso a escovação mensal é obrigatória, como é o caso do British Shorthair e o American Shorthair.

  • Gatos com pelo médio

A escovação é necessária, no mínimo, a cada duas semanas.

  • Gatos com pelo longo

São os que mais precisam de uma escova! O recomendado é escovar pelo de gato com pelagem longa dia sim e dia não. É trabalhoso, mas é necessário.

escovacao-pelos-gatos 

Fazer a limpeza dos pelos mortos é fundamental para a saúde do gato, além de ser uma questão de higiene. Um dos problemas mais comuns que os gatos sofrem é com bolas de pelo que se formam no estômago ou nem sequer chegam lá, às vezes o pelo se aglomera no caminho e engasga o gatinho. Em alguns casos é necessário submeter o gato a uma cirurgia para remoção da bola de pelo.

Escovar o pelo do gato impede que esses acidentes aconteçam. Cuide bem do seu gato e o escove regularmente, os felinos agradecem.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/escovar-pelo-gato/

Categorias:
Moda e Beleza para Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, cuidados, escovação, escovar, felinos, gatos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados