As 10 raças de gato mais populares do mundo | CachorroGato

As 10 raças de gato mais populares do mundo

Conheça os nomes e as características das dez raças de gato mais populares do mundo inteiro

Amados por muitos, os felinos vem se tornando cada vez mais queridos no Brasil; sendo que pesquisas indicam, inclusive, que em alguns anos o número de bichanos domésticos deve se igualar ao de pets caninos no País – e as dez raças de gatos mais populares do mundo devem aparecer bastante entre as escolhas dos brasileiros.

Enquanto muitos destes nomes já são bastante conhecidos por aqui, alguns outros ainda não caíram no gosto dos brasileiros – seja por uma questão de preferência ou pela raridade desses felinos específicos – no entanto, a lista junta as dez raças de gato mais populares do mundo. Conheça os seus nomes e particularidades a seguir, e eleja o seu preferido para, quem sabe, ser mais uma pessoa a fazer parte do time dos amantes de bichanos:

  • Persa

    As raças de gato mais populares

    Dócil, tranquilo e bastante sociável, o gato Persa tem o nome mais conhecido do mundo dos felinos, e é ideal para quem busca um bichano companheiro, leal e quieto – já que os miados desse bichano é bem baixo e discreto. Originária da antiga Pérsia, no Oriente Médio, a raça é conhecida por ter uma pelagem longa e sedosa de cor que varia, principalmente, entre branco, cinza, preto e bege.

    Dono de um corpo robusto, o gato Persa tem a cabeça redonda, face achatada e patas fortes e curtas; medindo cerca de 40 centímetros de comprimento e 25 de altura. Em função do achatamento da face, essa raça pode apresentar alguns problemas oculares – e a região dos seus olhos deve ser foco constante de atenção. Seu peso é de aproximadamente 5 quilos e a sua expectativa de vida é de cerca de 12 anos.

  • Siamês

    Siamês

    Embora não se saiba ao certo, acredita-se que a origem do gato Siamês é asiática, sendo que a raça se popularizou a partir da década de 1980; quando começaram a chegar os primeiros exemplares do felino nos Estados Unidos. Dona de uma personalidade forte e marcante, a raça é bastante independente e não muito sociável com estranhos; podendo se tornar um tanto agressiva quando há insistência por parte de pessoas ou animais.

    Sua pelagem curta exige poucos cuidados e o corpo do Siamês é bastante forte e muscular, garantindo-lhe agilidade para horas e horas de brincadeiras – que, em muitos casos, ele prefere fazer sozinho (embora também goste de se divertir na companhia dos donos). Contando com pigmentação apenas nas extremidades do corpo – como face, patas, orelhas e cauda – a raça pode pesar até cerca de 6 quilos, sendo que a cor de sua pelagem varia, na maioria dos casos, entre gelo, azul e chocolate.

  • Ragdoll

    Ragdoll

    Ao contrário do Siamês, o gato Ragdoll adora contato e muito colo dos seus donos, tendo sido batizado com esse nome (que, na tradução, significa Boneca de Pano) em função da sua moleza enquanto largado sobre seus proprietários. Carente e carinhosa, a raça não do tipo independente, e pode se sentir muito mal se não tiver o afeto e a atenção de seus donos por longos períodos de tempo.

    Grande e dono de uma pelagem longa e vasta, o Ragdoll pode pesar até 9 quilos, e seus pelos devem ser escovados diariamente para evitar o acúmulo de sujeira e o aparecimento de doenças de pele. Avesso à agitação e barulhos, este gato é uma ótima opção para quem vive em apartamentos e quer um felino – já que é bem quieto e considerado por muitos como um “gato zen”.

  • Maine Coon

    Maine Coon

    Grandalhão, o gato Maine Coon é o recordista mundial em tamanho felino, já que um exemplar da espécie que vive nos Estados Unidos atingiu o comprimento de 1,23 metro, entrando como maior gato do mundo no livro Guinness Records. Sua pelagem longa exige cuidados de escovação semanal, e a raça é bastante independente, podendo passar algum tempo sozinha sem maiores problemas.

    Fiel e ativo, o Maine Coon tem olhos verdes ou amarelos na maioria dos casos, sendo que seus pelos podem variar entre cerca de 60 cores diferentes. Ativo, esse felino gosta de espaço para poder gastar sua energia, e não faz parte das raças mais indicadas para se ter em apartamentos. Originária dos EUA, a raça é tida como resultado do cruzamento entre gatos da raça Angorá e American Shorthair.

  • Abissínio

    Abissínio

    Originário do Egito, onde era considerado um felino sagrado, o gato Abissínio é inteligente, curioso e bastante sociável, interagindo bem tanto com crianças e idosos como com adultos e outros animais. Extremamente fiel aos seus donos, os gatos da raça são bastante ativos, e ambientes grandes são indicados como seu lar – embora também tenha a capacidade de se adaptar à espaços menores.

    Dona de uma pelagem curta, a raça não requer muitos cuidados e chega a pesar até  quilos; sendo que sua expectativa de vida é de cerca de dez anos. Sua cabeça é triangular e seu focinho arredondado, e seus pelos são caracterizados por terem duas ou mais tonalidades diferentes (sendo mais claros na raiz e mais escuros nas pontas). Manchas brancas podem ser identificadas em partes específicas do seu corpo, incluindo narinas, queixo e parte do pescoço.

  • Sagrado da Birmânia

    Sagrado da Birmânia

    Envolvido em lendas asiáticas que permeiam sua origem, o Sagrado da Birmânia (ou Birmanês) é tido como um dos gatos mais bonitos do mundo. Dono de uma pelagem de comprimento médio que é pigmentada em partes determinadas – face, cauda e orelhas – esse felino é mais conhecido por ter as patas completamente brancas; apelidadas de luvas por muitos.

    Seus grandes olhos azuis também são bem conhecidos pelos amantes de felinos, e seu corpo é robusto, sendo que sua expectativa de vida gira em torno dos 15 anos. Companheiro e bastante sociável, o Birmanês não perde oportunidades de brincar e ficar próximo das pessoas, e interage bem com crianças – embora seja mais reservado com estranhos. Adaptando-se facilmente a diferentes tipos de ambiente, a raça vive bem em apartamentos. 

  • Sphynx

    Sphynx

    Conhecido como o gato pelado, o Shpynx é originário do Canadá, e ganhou popularidade em todo o mundo em função do filme Austin Powers; onde aparecia como Mr. Bigglesworth, o pet do vilão Doctor Evil. Embora sua aparência seja nua, o gato possui pelos, que são extremamente finos e curtos.

    De tamanho médio e corpo muscular, o Sphinx tem a cabeça triangular e formas elegantes, sendo que seus olhos são levemente ovalados. Embora seu pelos sejam quase imperceptíveis, os gatos da raça necessitam de banhos com frequência; já que sua pele tende a acumular bastante oleosidade. Bastante brincalhona, a raça é afetuosa com seus donos e muito inteligente; podendo, também, ser muito leal e possessiva em relação aos seus proprietários.

  • Oriental Shorthair

    Oriental Shorthair

    Embora seja um gato alegre e pacífico na maior parte do tempo, o Oriental é um felino bastante imprevisível, e pode ficar nervoso em situações que não ocorrem da maneira que ele deseja. Originária do Egito, a raça costumava aparecer em gravuras da época dos faraós, quando era considerado um bichano sagrado.

    Com uma cabeça triangular e um par de olhos verdes, o gato Oriental Shorthair tem pelos curtos e diferentes tipos de padronagem, podendo ter a pelagem nos estilos sólido, tabby, smoke ou bicolor, entre outros. Bastante ativo, esse felino também é independente, e pode viver até 20 anos se tratado de maneira adequada.

  • American Shorthair

    American Shorthair

    Dono de uma personalidade calma e que se adapta facilmente à qualquer tipo de ambiente, o gato American Shorthair (também conhecido como Inglês de Pelo Curto) interage bem com crianças e outros animais – e muitos o consideram um gato de temperamento bastante similar aos dos cães. Em função do seu grande poder de adaptação, este felino pode ser ideal para lares agitados ou mais calmos, e não é do tipo que pode ter problemas caso não receba a atenção total dos seus donos – já que são bastante independentes e se viram bem enquanto sozinhos.

    Bastante resistente e dono de um corpo forte e proporcional, o gato American Shorthair tem olhos grandes e amendoados, sendo que a cor e a padronagem de sua pelagem pode variar bastante. Embora seja calmo, este felino pode ser bastante ativo, e pesa cerca de 6 quilos – sendo que a sua expectativa de vida gira em torno de 16 anos.

  • Exótico

    Exótico

    Originário dos Estados Unidos, o gato Exótico é produto da mistura entre o Persa e o American Shorthair – sendo descrito por muitos como um felino Persa de pelos curtos. Caracterizado por um corpo compacto e arredondado, o felino desta raça destaca um peito largo e físico muscular, tendo uma causa curta e grossa, que se faz proporcional ao restante do seu corpo.

    Calma e bastante carinhosa, a raça também é do tipo que adora passar tempo na companhia de seus donos, de preferência, deitada no colo deles. Sua pelagem pode ter diferentes tipos de desenho e cor (assim como seus olhos), e necessita de escovações com certa constância para evitar o acúmulo de sujeiras. Silenciosos e facilmente adaptáveis a diferentes tipos de ambiente, os gatos Exóticos podem ser uma boa pedida para quem vive em apartamentos.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/dez-racas-gato-mais-populares/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos
Tags:
felinos, gatos, raças de gato, raças felinas populares, raças populares

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados