Como Dar Banho em Gatos

Aprenda como dar banho em gatos

A higiene é um fator importante para manter a saúde do seu pet. Gatos não são exatamente fãs de banhos, mas dar banho em gatos pode ser uma tarefa bem simples se você souber como fazer.

Os gatos, por natureza, são animais limpos. Eles sempre se limpam e removem alguns pelos que caem, além de fazerem suas necessidades na areia. Mas é recomendado dar banho em gatos, seja pra limpar de pulgas, tratar algum problema dermatológico ou a sujeira comum que o gato não consegue limpar sozinho.

 

O banho do gatinho, passo-a-passo

 

Leia Mais: Alergia a Gatos - Quem é o vilão, o pelo ou a saliva?

Prepare o que irá usar com antecedência, pois não será fácil correr atrás de algo depois de começar a dar o banho. Com raras exceções, os gatos não gostam de ganhar banho e as tentativas de fugas são frequentes.

 

 

O xampu deve ser um próprio para gatos, pois o xampu normal pode prejudicar a pelagem. Se o gato tiver pelos longos, escovar antes de dar banho em gatos pode ser útil, para evitar que fiquem embaraçados.

Escolha uma pia grande ou uma bacia bem espaçosa, para que você possa se movimentar bem enquanto banha o gatinho. A água deve estar morna e a bacia não pode estar muito cheia para não assustar o bichinho.

Molhe todo o corpo primeiro, não molhe a cabeça ainda. Passe o xampu específico para gatos. Lave o focinho com muito cuidado, pois é uma parte delicada. Depois lave a cabeça, tomando cuidado também para não deixar entrar água nas orelhas, nem no nariz. Dar banho em gatos é trabalho a ser feito cuidadosamente.

O enxágue deve ser bem feito, pois o acúmulo de xampu ou sabonete pode irritar a pele do felino, mesmo que seja um produto próprio para felinos. Seque o gato com uma toalha macia, dificilmente ele vai deixar você usar secador.

Após dar banho no gato, você pode optar por cortar as unhas, com um cortador adequado comprado em pet shops. Só corte se necessário, não exagere, as unhas dos gatos não devem ser curtas.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/dar-banho-gatos/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Moda e Beleza para Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
banhos, bichanos, cuidados, felinos, gatos, higiene, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados