As cores de gatos: conheça a genética da pelagem felina | CachorroGato

As cores de gatos: conheça a genética da pelagem felina

Reconheça quais são os tipos de pelagem felina que dão as cores dos gato

cores de gatos

É possível ver uma grande variedade de cores de gatos, algumas mais comuns do que outras. A pelagem felina depende das características genéticas recebidas de seus progenitores. Ao todo, são nove as categorias de pelagem mais conhecidas.

Quando a cor do felino é uma única só, chama-se de pelagem felina sólida, podendo ser preta, creme ou vermelha, entre outras. Já a escama está entre os demais tipos de cores de gatos e aparece quando o corpo tem uma variação das cores preta e vermelha, que também inclui creme e tons semelhantes ou variações de azul.

A pelagem dos gatos interfere em outras características

Quando a cor do pelo de gatos é branca significa que, na realidade, ele possui ausência de pigmentação, sendo que quando é filhote tem uma mancha com a sua cor original. Gatos brancos também devem ser mantidos fora do sol excessivo, pois têm mais facilidade em contrair câncer e alguns deles podem ser cegos. Seus olhos costumam ser um de cada cor.

Quando os gatos possuem até 30% dos pelos brancos, mais comuns na barriga, e o restante colorido, a pelagem é chamada smoke. Enquanto isso, o shaded caracteriza-se pela base branca e coloração nas pontas, que abrange 60% dos pelos.

Leia Mais: Animais felinos: conheça as raças selvagens dessa espécie

Uma pelagem rara é a golden, que é dourada, com fios em nuances diferentes da mesma cor. Esse gato tem o nariz rosado. Já a colourpoint dá às patas, orelhas, focinho e rabo uma cor diferenciada, como vermelho, creme, preto e azul. Além disso, os olhos são sempre azuis.

A pelagem de gatos e suas subdivisões

Algumas categorias da cor do pelo de gatos têm subdivisões, como a tabby – pelagem listrada com padronagens variadas pelas pernas, tronco e cauda, sendo que na testa aparece o desenho da letra M. Classic (linhas grandes que formam o desenho de asas de borboletas), Mackerel (listras circulares, lembrando os tigres), Spotted (marcas redondas como das onças pintadas) e Ticked (marcas pouco definidas de diferentes cores, como linhas pontilhadas) são as subdivisões.

Por fim, outra das cores de gatos é a particolour, definida pela cor branca em todo o corpo que se mistura com preto, azul, vermelho e creme. Ela está subdividida nas categorias: bicolor, metade do corpo branco (extremidades) e o restante de outra cor, com a letra V invertida na testa; Arlequim, com manchas coloridas irregularmente; e Van, com cores nas extremidades e algumas vezes manchas nas costas.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/cores-gatos/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos
Tags:
colorações, cor felinos, cores, cores de gatos, pigmentações

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados