Quero comprar um gatinho, o que fazer? | CachorroGato

Quero comprar um gatinho, o que fazer?

Você está pensando em comprar um gatinho para trazer ainda mais alegria, afeto e carinho para sua casa? Fique por dentro do que é importante você saber

Uma coisa legal e que você deve se perguntar constantemente e se responder honestamente, antes mesmo de comprar um felino, é o motivo pelo qual está te levando a comprar um gatinho. Lembre-se que todas as coisas na vida, temos as causas e consequências, e tomar a decisão de comprar um gato não é mais uma das decisões que podemos tomar da noite para o dia. Um animal de estimação não é algo que você pode descartar após passar o momento da euforia, como também, você não pode enjoar da rotina (ainda que simples) diária.

Ter um felino em casa é ter um bom companheiro e um parceiro para a sua vida. Contanto que você entenda que esta é uma relação de troca. Assim, como você deseja que o seu felino te dê carinho, você deve se dedicar a cuidar dele diariamente. “Ah, mas dizem que cuidar de gatos é super fácil, não tem problema?” Sim, é verdade. Gatos, por serem independentes são mais fáceis de lidar. Agora, muita calma nessa hora, aprenda aqui o que de fato você deve fazer ao comprar um gatinho!

A primeira atitude você já viu e deve estar refletindo. Será que eu realmente tenho condições financeiras, físicas e emocionais para criar um felino? Será que esta não é apenas uma questão de carência afetiva e solidão? Caso seja, não orientamos que você não compre um gatinho, apenas lembramos que essas fases vêm e vão na vida, portanto, tenha certeza de quando esta fase passar nada irá abalar o afeto, carinho e atenção ao seu gatinho.

comprar-gato

Depois disso, pense qual é o seu posicionamento social frente aos animais de rua? Você se sente solidário à causa e, portanto, sente vontade de adotar um felino, ou pensa que é melhor comprá-lo em um pet shop onde você saiba a procedência do gatinho? Vale lembrar que não estamos aqui para questionar qual é a sua decisão, uma vez que a opção de adotar é tão válida quanto a de comprar um bichano, visto que todos os bichinhos merecem amor igualmente.

Além de pensar nas suas condições e no seu posicionamento social, você também, deve ter em mente que além de tudo isso vai precisar ter um mínimo de tempo diário para mimar um pouco o seu gato. Mas isso não é problema, não é mesmo? Ter um gatinho é tudo o que você mais quer nesses dias.

Leia Mais: Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?

Se você decidiu que vai comprar um gato de raça preste atenção no que é importante você ficar de olho:

  • A primeira coisa e a mais importante de todas é; ao adquirir um gato, que ele venha de criadores idôneos. Você tem como se informar através da Associação de Criadores da raça que estiver procurando;
  • Procure informações sobre um bom gatil. Sabe o que é um gatil? Gatil é o mesmo que um canil. Bom, canil com certeza você sabe que é o local onde ficam os cães, então, por dedução, você já sabe que o gatil é o local onde os felinos ficam alojados. Assim, procure saber entre amigos e parentes se alguém conhece um local seguro e que trabalha com seriedade para você poder comprar um gato, ou;
  • Compre o seu felino em um pet shop de segurança. Você pode procurar saber nos estabelecimentos mais próximos da sua residência.

 

O que devo me preocupar ao comprar um gatinho?

comprar-gato-familia

Ao pensar em comprar ou adotar um gato, você precisa ter em mente algumas ações importante em virtude do seu bem-estar e do seu gatinho. O ideal seria que antes de integrar o gato você procurasse um médico veterinário e conversasse com ele sobre as suas expectativas em relação ao convívio com o bichinho e o que, de fato, você pode oferecer de vida saudável para o seu animal de estimação.

Feito isso, você vai procurar o gatil como orientamos para que você possa adotar aquele gatinho que mexa com o seu coração. Existe uma infinidade de felinos nos alojamentos e, com certeza, um deles vai se exatamente ao que você está procurando, tenha certeza disso!

Ah, outra coisa, algumas instituições sérias trabalham com o acolhimento (em abrigo) de felinos e cuidam deles para que as pessoas sejam solidárias e adotem-nos. Eles vêm de todo tipo de lugar e estão apenas à procura de abrigo.

Adotando um felino certifique-se das vacinas e se ele, ou ela, foi vermifugado. A partir daí você vai saber quais decisões, junto ao veterinário, tomar.

 

E o pet shop? Como escolher?

comprar-felino

Uma atitude muito útil é você perguntar entre amigos e familiares quais os pets shops que eles conhecem. Tenha certeza de uma coisa, a indicação é a melhor e mais segura fonte de um trabalho sério.

Nas lojas você vai encontrar tudo o que o seu felino vai precisar para uma vida ativa e saudável. Além do consultório do médico veterinário, é lá também que você vai passar boa parte do tempo cuidando do seu bichinho dando a ele vacinas, comprando as rações e todos os acessórios que eles precisam, sem esquecer é claro, dos brinquedos para deixarem-nos ainda mais ativos.

O que você deve saber ao escolher o veterinário para o seu pet:

  • A escolha de um profissional deve estar relacionada a alguém que de fato você confie e sinta segurança. Lembre-se, é ele quem vai cuidar da saúde do seu felino;
  • Pode até parecer chato, mas na medida do possível avalie o tratamento em que o veterinário dispensa ao animal. Ele deve demonstrar atenção e gostar do que está fazendo, está é uma atitude criteriosa que você deve obsevar;
  • Embora mais raros, existem pet shops exclusivos para gatos, então, procure saber com amigos ou quem possa te dar informações sobre esses estabelecimentos. Mas, não se preocupe, as lojas que atendem cães e gatos estão preparadas para receber ambas as espécies;
  • Por fim, a pergunta que não quer calar? Rolou empatia entre você e o especialista em veterinária? Bom, caso sim, este é um forte indício que a relação entre vocês três (no mínimo) pode dar certo.

Bom, como você já viu é no pet shop que você vai encontrar grande parte das orientações para a vida do seu felino. Mas, e você, já se decidiu como vai fazer para integrar este animal de estimação na sua casa? Vai adotar? Vai pedir indicação aos amigos, à família? Esta é a sugestão que damos para que você tenha dias fabulosos com o seu felino.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/comprar-gatinho/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, comprar, felinos, filhotes, gatinhos, gatos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados