Comportamento dos felinos: conheça um pouco mais! | CachorroGato

Comportamento dos felinos: conheça um pouco mais!

Selvagem ou doméstico, o gato usa corpo e miado para expressar submissão ou agressividade. Observando o comportamento dos felinos é possível identificar algumas reações.

Todos os animais trazem heranças de seus ancestrais selvagens. No caso dos gatos domésticos, o instinto da caça é muito forte, mesmo não precisando ir atrás do alimento. É por isso que os bichanos são mais ativos de manhã cedo e ao anoitecer, característica do comportamento dos felinos.

comportamento dos felinos varia de acordo com o temperamento de cada animal, mas algumas atitudes são mais notadas em todos, como por exemplo, o sono. Gatos dormem em média dezesseis horas por dia, fazendo pequenos cochilos. Assim, estarão descansados e prontos para qualquer ação inesperada.

comportamento dos felinos

Carinho, bem-estar e dor manifestam-se com ronronar

Se o gatinho estiver relaxado, com as orelhas eretas e o rabo baixo é bem possível que ele comece a ronronar e pule no colo do dono para dar e receber carícias. Esse é um dos meios de demonstrar satisfação e bem-estar que fazem parte do comportamento dos gatos.

Passar o corpo e se esfregar entre as pernas da pessoa é outro modo de expressar carinho e dizer que ele sabe a quem pertence. Também é um sinal para outro felino que esteja por perto, pois nesse momento o animal libera um odor que somente outro gato é capaz de perceber, e assim seu proprietário estará demarcado.

Infelizmente, o ronronar também pode significar alguma dor ou desconforto. É preciso estar atento.

Leia Mais: Gato tem medo de água – Saiba o motivo!

Mordidas, medo e agressividade

É comum gatos darem pequenas mordidas durante as brincadeiras com os donos ou entre eles mesmos. Na verdade, estão apenas treinando seu instinto de caça.

Orelhas baixas e voltadas para trás indicam que o bichano está com medo de alguma coisa e se sentindo ameaçado, podendo reagir de maneira agressiva. Nesse caso, os pelos ficarão eriçados, as ancas arqueadas, as garras expostas e o rabo esticado. 

Marcação de território

A maneira mais comum dos gatos marcarem território é através da urina. Roçar em objetos da casa, no dono, ou liberar odor são outras formas usadas também.

Os gatos domésticos são animais muito ariscos, mas não são agressivos, por isso, é importante aprender sobre o Comportamento dos felinos.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/comportamento-felinos/

Categorias:
Comportamento dos Gatos
Tags:
comportamento, comportamento dos felinos, felino, gatos, hábitos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados