Casa com Gatos - Criando o lar ideal | CachorroGato

Casa com Gatos - Criando o lar ideal

Você sabe como organizar uma casa com gatos de forma que você não perca a sua privacidade e nem tire a liberdade dos felinos?

De uns anos para cá a busca por gatos como animais de estimação vem crescendo muito, é o que afirma os dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet. De acordo com os dados levantados pela associação, o crescimento da existência de casa com gatos deve duplicar. Esta foi uma estimativa para o ano passado e cada vez mais vemos famílias integrando os felinos em seus lares.

Uma característica muito forte e clara para que isso esteja acontecendo é que, como as pessoas têm cada vez menos tempo para ficar em casa e cuidar das rotinas domésticas e atividades afins, há um movimento que tem optado pelos gatos porque dão menos trabalho do que o cão. O que uma casa com gatos precisa ter?

 

Gato ou cão: qual animal de estimação escolher?

 

Uma coisa muito importante antes de você levar um animal de estimação para casa é pensar; o que você espera de um animal de estimação? Quanto tempo do dia você tem para dedicar para o bichinho? Tente imaginar a sua casa com gatos e a sua casa com cãezinhos. Imaginou? Agora, responda para você mesmo quais as reações naturais que você gostaria e as que você não gostaria que eles tivessem?

Leia Mais: Cuidar de um Gato - Dicas e sugestões

 

 

Talvez você esteja se perguntando o porquê de tantas perguntas. Mas, veja, ao trazer um animalzinho para o convívio da família você deve ter em mente que cada um deles tem comportamentos muito diferentes. O cão é um animal mais emocional do que o gato, por isso, necessita de muito mais atenção, de mais tempo de brincadeiras, de mais afago, de mais carinho, tudo mais do que o gato.

Isso não significa que o gato não seja sensível, pelo contrário! Ele faz de um tudo para chamar a atenção, se esconde até que você o encontre, sobe em cima das mesas, do computador, mas ele é muito mais independente do que o cachorro.

Então, para as famílias que passam mais tempo na rua do que em casa é mais interessante ter um gatinho do que um cachorro. Por isso, que é comum ver pessoas solteiras e casais sem filhos preferindo os gatinhos. Ter uma casa com gatos significa que você vai se preocupar basicamente em deixar comida, bebida, caixa de areia e brinquedos para os felinos passarem o dia sem grandes problemas, e quando você voltar para casa, estarão morrendo de saudade de você. Ok, ok! Assim como os cachorrinhos.

 

Quais são as características dos gatos?

 

Como dito anteriormente a característica mais marcante nos gatos é que eles são super independentes. Estigmatizados durante anos, o gato agora tem sido o queridinho das famílias brasileiras, e essa é uma tendência mundial.

Veja mais características dos gatos:

  • Uma coisa muito engraçada neles é que são cheios de personalidade. Enquanto uns são super assustados com tudo que acontece, outros são super “paradões” e ainda outros são muito carinhosos. Em uma família de gatinhos é muito comum encontrar gatos com personalidades diferentes o que torna o convívio mais interessante e divertido;
  • São animais inteligentes;
  • Podem ser comunicativos ou silenciosos;
  • São autênticos e não escondem o que querem;
  • Não são submissos;
  • São espertos e meticulosos;
  • São muito carinhosos e instintivos;
  • Se adaptam mais facilmente às situações diversas;
  • São caçadores por natureza, então, dificilmente você vai conseguir humaniza-lo.

 

E o gato preto, hein?!

 

 

Sabia que gato preto dá sorte? Um estudo levantado pela Associação Americana de Felinos Domésticos aponta que aqueles que abraçam a causa do gato preto têm muito mais sorte na vida.

Isso até poderia ser verdade, mas não, não é uma pesquisa, nem é um dado estatístico e não é verdade. É apenas uma brincadeira! A verdade mesmo, e o que é sério, é a capacidade do gato preto dar amor aos seus donos. E por favor, não acredite que animais tão dóceis como esses possam trazer qualquer tipo de azar.

Essa história remete à Idade Média, às trevas, à feitiçaria, às coisas ruins. Mas, como já estamos em pleno século XXI sabemos que este estigma ficou para trás e o que a nossa sociedade precisa é vencer esse preconceito.

Ah, e outra coisa, uma casa com gatos pretos é sempre um charme!

Seja o seu gato, preto ou não, o importante mesmo é cuidar do seu felino com todo amor e carinho porque ele merece.

 

Quais os cuidados que devo ter com meu gato?

 

  • O espaço onde ele vive

O local onde o seu felino vive deve dar a ele a sensação de proteção e amparo, gatos gostam de se sentir protegidos. Além disso, precisam que este local seja seguro e confortável para que possam dormir bem e tranquilos.

  • Alimento e Água

Assim como os cães, os gatos precisam de uma alimentação rica em proteínas para que tenham a energia necessária e desenvolvam uma vida ativa e saudável;

Da mesma forma, a recomendação é que eles se alimentem de rações secas ou úmidas;

Deixe bastante água para que eles possam se hidratar à vontade durante o dia e à noite.

  • Vacinas

Seu gatinho deverá tomar a vacina contra raiva e contra as doenças próprias dos gatos, fale com o especialista, ele vai informar sobre quais os procedimentos a tomar e orientar você sobre a questão.

  • Vermifugação

Aliada às vacinas, a vermifugação, é muito importante para evitar que o seu gatinho sofra com vermes. Ou seja, para que ele não venha apresentar quadros de anemia, fraqueza, diarreia. Assim, o veterinário vai elaborar um calendário para dar o remédio adequado ao seu gato.

  • Higiene

Independentemente da pelagem, se longa ou curta, os gatos devem ser escovados. É desta forma que você vai saber se ele tem algum tipo de parasita ou ferimento.

 

Como deve ser uma casa com gatos?

 

 

Ao decidir que a sua família vai aumentar com a chegada de um morador felino, tenha em mente que você vai precisar separar um espaço que seja só dele, onde possa ser reservado e onde ele possa fazer as refeições e dormir tranquilamente.

Cortinas e Cabos elétricos – Como você já pode imaginar, fios, cortinas e tudo que fica pendurado sugere ao gato que aquele pode ser um brinquedo. Portanto, muito cuidado! Talvez, você tenha que rever como vai ser a decoração da sua casa com gatinhos. Os fios porque eles podem se enforcar e as cortinas porque, provavelmente, eles vão arrebentar. Então, o mais seguro é embutir os fios para que ele não tenha contato direto e nas cortinas amarrar para que eles não fiquem brincando nela.

Produtos tóxicos – Fique alerta porque os produtos que são utilizados para a limpeza do lar que contêm pinho e fenol são tóxicos aos gatos, então, não os compre. Utilize outros produtos de limpeza. Preste bastante atenção quando for ao supermercado comprá-los. Além disso, guarde os produtos dentro de armários fechados à chave.

Plantas venenosas – Gatos adoram pular nas mesas e em lugares altos. Imagina o que eles gostam de comer? Plantas, acredite! Portanto, todo cuidado é pouco. Casa com felinos e plantas é um perigo, fique de olho!

Janelas e Telas – Coloque telas nas janelas, especialmente se você mora em lugares altos. É para segurança do seu gato e você vai se sentir mais seguro quando sair de casa.

Brinquedos – Compre brinquedos que estimulem o seu gato a saltar, correr, escalar, como por exemplo, as bolas de pingue-pongue. Isso faz com que ele permaneça ativo e feliz. Atenção! Não compre brinquedos como novelos de lã e barbantes, pelos mesmos motivos que os fios e porque também eles podem engasgar.

Caixa de Areia – É o local onde o seu gato vai fazer as necessidades dele, você vai precisar ensiná-lo a fazer dentro da caixinha. Com o tempo você vai ver o quanto é prático e higiênico. Leia sobre as caixas de areia para felinos

Comida e Água – Você já sabe que a comida do seu gato deve ser à base de proteínas, portanto compre rações, sejam secas ou úmidas, ricas nelas. É sempre bom deixar opções de alimentos para eles, então, coloque as duas rações para que ele tenha mais opção de comida. E nunca se esqueça de deixar água o suficiente para ele se hidratar sempre que necessário.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/casa-com-gatos/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
ambiente, bichanos, casa, comportamento, convivência, cuidados, felinos, gatos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados