Caixa maternidade para gatos – Cuidados com a mãe e os filhotes | CachorroGato

Caixa maternidade para gatos – Cuidados com a mãe e os filhotes

Saiba de que maneira a caixa maternidade para gatos pode ser útil na hora de sua gatinha ter filhotes

Ter uma gata prenhe na família já é uma situação que exige uma série de cuidados e muita atenção no dia-a-dia e, quando a felina se aproxima de dar a luz, as precauções devem ser redobradas. Conforme já conhecido por muitos, o hábito de ter filhotes dentro de uma caixa é algo corriqueiro no mundo dos pets e, pensando nisso, cada vez mais empresas se dedicam à produção de caixas maternidade para gatos; trocando os famosos espaços de papelão por materiais mais modernos e de tamanho preciso para manter segura a ninhada.

Bastante útil para o período anterior e posterior ao parto, a caixa maternidade para gatos tem a proteção dos filhotes e o conforto da mamãe felina como principais objetivos; garantindo que a gata prenhe possa estabelecer um ninho e ter um local especial para cuidar de sua cria nas primeiras semanas de vida.

caixa-maternidade-gatos 

Conforme sabido pelos mais informados em relação ao mundo dos gatos, as felinas prenhes podem se tornar extremamente agressivas e possessivas no período que antecede o parto, e ter um local específico para que ela possa fazer seu “ninho” é algo que pode ajudar bastante a acalmar a bichana.

Por isso, indica-se que uma caixa maternidade própria para isso seja adquirida algum tempo antes do nascimento dos filhotes, dando a oportunidade para que a gata se acostume com o local e deixe de buscar lugares escuros e escondidos pela casa para ter suas crias – comportamento bastante comum entre as felinas durante esse período.

Embora o tipo de material usado na construção desse acessório possa ser bastante variado – incluindo o famoso papelão ou a madeira – a praticidade de adquirir uma caixa maternidade própria para animais faz com que cada vez mais proprietários de pets busquem os modelos disponíveis no mercado; evitando o risco de construir de maneira errada ou encontrar uma caixa que não tenha as dimensões corretas e não cumpra com o seu papel principal: o de proteger e dar conforto.

Leia Mais: Conheça os tipos de caminhas para gato

Conheça, a seguir, que tipo de cuidado é necessário na hora de escolher uma caixa materindade para a sua gata prenhe; e saiba como esse acessório pode ajudar a manter o controle dos filhotes após o nascimento.

 

Vantagens da caixa maternidade para gatos

Conforme dito anteriormente, o principal objetivo da caixa maternidade para animais é o de dar tranquilidade para a mãe antes do parto e manter a segurança dos filhotes quando nascem. Devendo ser apresentada para a felina com alguma antecedência ao dia do nascimento da cria, a caixa deve ser grande o suficiente para que a gata possa se esticar dentro dela sem que fique apertada – contando com espaço o bastante para sua cabeça e cauda.

Cerca de dois dias antes da chegada dos filhotes, a gata tende a escolher um local específico para ficar – do qual não sairá até o parto – e, tendo a caixa preparada de maneira adequada, o processo pode se tornar mais fácil; pois, se o animal já estiver habituado com o seu ninho, dificilmente tentará sair na hora de dar a luz.

É importante lembrar que, além das medidas corretas, a caixa maternidade também deve ser colocada em um ambiente tranquilo e sem muita claridade, agitação ou correntes de ar, já que após o nascimento dos filhotes, a caixa se tornará o primeiro lar dos gatinhos – que devem permanecer protegidos e aquecidos.

caixa-maternidade-felinos 

Tendo em mente que o mais indicado é que a mãe possa permanecer com suas crias, em um mesmo espaço, durante esse período inicial; fica ainda mais clara a importância de se ter uma caixa maternidade produzida nas dimensões corretas – já que, caixas comuns de madeira e papelão podem provocar acidentes como o sufocamento das crias pela própria mãe (que entra na caixa para aquecer os filhotes, mas não tem espaço para permanecer junto com eles, e pode acabar sentando em cima da cria).

 

A caixa maternidade ideal para gatos

Sabendo que as dimensões corretas e alguns outros cuidados são fundamentais para uma caixa maternidade ideal, confira as características que não podem ser deixadas de fora na hora de adquirir a sua:

  • A caixa deve ter espaço suficiente para comportar a gata por completo e seus filhotes
  • A altura da caixa deve variar entre 7 cm e 15 cm – permitindo que a mãe possa entrar e sair do espaço, mas não os filhotes
  • Revestir as paredes da caixa – principalmente se for de madeira – pode ser uma boa pedida para evitar acidentes (como o contato dos pets com farpas, por exemplo)
  • A parte superior da caixa maternidade não deve ser coberta ou fechada
  • O chão da caixa deve ser bem coberto com papéis e toalhas limpas
  • A caixa deve permanecer em local protegido do vento e da claridade



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/caixa-maternidade/

Categorias:
Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
adultas, bichanos, caixa maternidade, felinas, felinos, filhotes, gatas, gatos, gestação, ninhada

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados