Banho em Gatos | CachorroGato

Banho em Gatos - Banhando seu bichano

Conheça técnicas e métodos especiais para tornar o banho em gatos mais simples e divertido

O banho em gatos é sempre retratado como uma tarefa árdua e complicada, já que a fama da aversão à água persegue este animal há séculos. No entanto, nem todos os gatinhos sofrem desse mal e, na maioria das vezes, quando são acostumados desde  com esguichos e banhos cheios de água, essa questão não impede nem assusta os bichanos na hora de uma higienização completa.

Limpos por natureza, os gatos já fazem regularmente a sua própria higienização por meio de lambidas, mas isso não é o suficiente para manter o animal realmente limpo. Considerando que o ato de lamber dos felinos também é uma forma de que ele “camufle” o seu cheiro por um instinto natural, e não somente um hábito higiênico, é bastante recomendado que se dê o banho em gatos pelo menos uma vez ao mês.

 

 

No caso dos proprietários que tem gatos realmente assustados com a água o segredo é a paciência, e tentativas de banho devem ser feitas frequentemente para que o animal vá se acostumando aos poucos. De qualquer forma, seguir um “passo a passo” básico pode ajudar a todos que desejem limpar seus gatinhos em casa (já que, hoje em dia, há diversas pet shops que oferecem este tipo de serviço).

Leia Mais: Alergia a Gatos - Quem é o vilão, o pelo ou a saliva?

Deixar a água quente é primordial na hora do banho no gato, tendo em vista que a temperatura corporal dos bichanos é mais elevada que a nossa. Ter uma bacia ou banheira para dar banho em gato é uma boa pedida, e adquirir produtos (como xampú e condicionador) desenvolvidos de acordo com as particularidades da raça do animal também é importante.

Na hora do banho do bichano é essencial que o animal seja molhado aos poucos, deixando sempre a cabeça do animal por último. Vale lembrar que o gato nunca deve ser “afundado” na água em que estiver se banhando (ou em qualquer outra), e que um chumaço de algodão deve ser colocado em sua orelha, evitando que entrem gotas em seu ouvido durante o processo de higienização.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/banho-gatos/

Categorias:
Moda e Beleza para Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
banho, bichanos, felinos, gatos, higiene, limpeza, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados