Veja algumas dicas de como deve ser o banheiro para gatos | CachorroGato

Veja algumas dicas de como deve ser o banheiro para gatos

Saiba como montar um banheiro para gatos e estimular o felino a fazer suas necessidades sempre no mesmo lugar

Quem mora em apartamento e quer um bichinho de estimação, encontra nos felinos amigos bastante higiênicos, desde que eles sejam ensinados a usar o banheiro para gatos de forma adequada. Uma dica para quem adotar um felino é arranjar o quanto antes uma caixa com areia e mostrar a ele onde ela está, mexendo na areia limpa, a fim de estimulá-lo a usar o local.

Além disso, o banheiro para gatos deve ficar em um local menos movimentado da residência, assim, ele vai se sentir mais confortável e seguro em usá-lo, pois sabe que não será interrompido. No entanto, é indicado também que a caixa de areia do gato não fique próxima do pote onde estiver a sua água e a sua ração.

Um dos cantos da área de serviço ou de um cômodo menos frequentado, como o “quarto da bagunça” ou da varanda, são outros espaços que combinam mais com o banheiro do felino.

Banheiro para gatos

Cuidados na hora de montar banheiros de felinos

É importante que a caixa de areia do gato seja retangular e espaçosa, pouco maior do que o pet. Também é indicado que tenha bastante areia e que essa seja suficiente para que, depois de fazer as suas necessidades, ele possa enterrá-las. O mesmo ele faz com o xixi, tornando mais fácil a limpeza da caixa, pois em pouco tempo o conteúdo seca, facilitando a sua remoção.

Além de manter os banheiros de felinos limpos, é aconselhável lavá-lo a cada duas semanas com sabão neutro. Isso vai evitar que o gato transforme outras partes da casa em vaso sanitário.

Leia Mais: Caixa de Areia para Gatos

O que pode prejudicar o uso do banheiro felino

O cheio de produtos de limpeza pode desorientar o gato, fazendo com que ele faça xixi e coco fora da caixa de areia. Por isso, evite deixar esses cheiros artificiais no ambiente onde está a caixa de areia.

Tenha preferência, ainda, pelas areias especificas para felinos, as granuladas. Algumas delas são perfumadas, porém, também podem prejudicar o uso do banheiro para gatos. Já que eles se adaptam com menos facilidades às mudanças, o mais indicado é usar sempre o mesmo tipo de areia. 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/banheiro-felinos/

Categorias:
Comportamento dos Gatos, Saúde do Gatos, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
areia, banheiro, banheiro para gatos, caixa, caixinha de areia, gatos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados