Árvore de Gato - Diversão e bem-estar para o bichano | CachorroGato

Árvore de Gato - Diversão e bem-estar para o bichano

Saiba como a árvore de gato pode fazer bem ao seu felino e as regras para escolher o modelo certo para ele

Muitas pessoas acham que a árvore de gato é apenas um artigo de brincadeira, mas este objeto traz mais benefícios a estes bichanos do que pode-se pensar. Além dos exercícios e afiar as unhas, ela proporciona socialização, evita doenças causadas pela obesidade, afasta o stress, a depressão e muito mais.

A árvore para gato é indicada principalmente para os felinos que vivem em apartamentos, pois como eles não tem a liberdade de “ir e vir” igualmente aos que vivem nas ruas, precisam de algo que extravase suas energias. Então, nela eles se exercitam, trabalhando a musculatura do corpo nas questões de alongamento e até mesmo de fortalecimento.

E o melhor de tudo é que com os arranhadores eles ficam felizes duas vezes: uma por se distraírem de uma maneira peculiar deles e outra por não deixarem os seus donos chateados, já que com eles os sofás, almofadas, cadeiras e baús ficam intactos.

 

Dando adeus à depressão e ao stress com a árvore de gato

 

Leia Mais: Piercing para gatos? Mais um mimo que entrou na moda em pet shops

arvore-gato

 

Felinos domésticos tem bastante predisposição a estes tipos de problemas de comportamento, principalmente porque a correria do dia a dia dos moradores da casa não permite que eles tenham companhia o tempo todo.  Então, com uma distração que ele realmente goste, tudo fica mais fácil para que ele espere a chegada das pessoas.

Eles são curiosos por natureza, por isso é comum ficarem horas nas janelas olhando o movimento das ruas (e é importante ao escolher ter um gato colocar rede protetora em todas elas). Mas esta não pode ser a única fonte de prazer dele e é aí que entra a importância da árvore de gato. Caso contrário, além de um animal quieto ou antissocial, poderá deixá-lo obeso, com problemas de saúde relacionados ao tipo de vida ociosa.

 

Árvore de gato: a salvação para os móveis da sua casa

 

arvore-para-felinos

 

Já falamos sobre o fato dos gatinhos afiarem as suas unhas, outra necessidade natural deles. Entretanto, esta “arte” acaba causando desconforto aos donos, que ficam tristes com a danificação dos seus móveis e até mesmo dão broncas em seus peludos, as quais podem ser dispensáveis se eles tiverem esta alternativa.

Sendo assim, a árvore para gato acaba sendo uma grande aliada para a manutenção da casa, já que nela eles pulam, saltam, escalam e afiam as suas unhas, saciando aquilo que eles precisam e deixando o restante “em paz”.

 

Fique atento! Cada um deles precisa de um tipo de árvore de gato

 

Outro erro comum é achar que qualquer estilo de arranhador seja próprio para todos os gatos. Mas muitos fatores influenciam na hora da escolha, por isso preste atenção em alguns itens quando for comprar.

A árvore de gato deve estar de acordo com a idade, o peso, o tipo de vida que o felino leva e até mesmo como é o seu comportamento, onde entra a questão da raça e suas particularidades. Cada bichano tem o seu jeito de ser e o produto precisa conter aquilo que não só ele, mas o seu dono também deseja, caso contrário as chances de rejeição e do investimento ter sido à toa são enormes.

É importante também advertir que o material tem de ser de qualidade, já que, por exemplo, evita de o carpete causar problemas dermatológicos ao pet, lembrando que ele é um componente primordial, pois é na forração que o felino tem toda a sua sensibilidade tátil, sentindo-se em contato com a natureza. E, claro, a questão do desmoronamento, machucados ou causas mais drásticas ao bichano. Base, pilares, calhas (ou andares), casinhas e todos os componentes da árvore para gatos precisam ser resistentes e de altíssima procedência.

arvore-para-gatos

Há os modelos já prontos para a venda, porém os artesanais e personalizados também são opções interessantes. Já imaginou a sua peludinha em uma toda forrada em cor-de-rosa ou estampa de menina? Ou encomendar em um tom que combine com a da sua casa, para deixar tudo ainda mais caprichado? Assim, além de dar ao seu felino o tipo mais adequado às necessidades dele, há a possibilidade de incluir tudo o que quiser, do jeito que mais agradar e até uma só ser feita para mais de um gatinho.

Mas é bom lembrar que o ateliê, o artesão liberal ou a fábrica devem ser de confiança e a árvore para gato ser feita com produtos de excelente qualidade.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/arvore-gato/

Categorias:
Atividades de Gatos, Comportamento dos Gatos, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
arranhadores, árvore, bichanos, felinos, gatos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados