Tratamento antipulgas para felinos | CachorroGato

Tratamento antipulgas para felinos

Saiba como manter o seu bichano afastado de problemas com a ajuda dos antipulgas para gatos

Quando o assunto é pulgas em animais, automaticamente, a maioria das pessoas já pensa em cães. No entanto, estes pequenos parasitas também podem afetar (e muito) a saúde dos felinos e; para contornar este problema, o mercado pet oferece uma variedade cada vez maior de antipulgas para gatos.

Disponíveis em diferentes formatos e versões, os antipulgas para gatos nunca devem ser dados aos bichanos sem que antes ocorra uma consulta com um veterinário – já que, por serem compostos por substâncias poderosas para o controle da infestação por parasitas, esse tipo de medicação pode causar uma série de problemas quando administrados de maneira errada – podendo, inclusive, causar o óbito do animal em alguns casos.

Antipulgas

Evitar carpetes em casas com gatos, usar produtos antipulgas de longa duração e promover (sempre que possível) banhos no gato com o uso desse tipo de produto são algumas das medidas mais adotadas para evitar a infestação dos bichanos. Coleiras, pomadas, sprays, shampoos, sabonetes especiais e até comprimidos estão entre as muitas opções oferecidas pelo mercado para que seja possível se livrar das pulgas nos pets felinos – e cabe ao veterinário responsável pelo animal avaliar qual a melhor alternativa de tratamento, de acordo com cada caso, animal, particularidades e nível de infestação.

Outra providência importante é a de levar o seu gato para uma vermifugação após o tratamento com o antipulgas – já que estes parasitas podem ser responsáveis pela transmissão de diferentes vermes para o felino; podendo causar problemas que incluem desde quadros anêmicos e de cansaço até mudanças bruscas de comportamento e o aumento da agressividade no animal.

Vale lembrar que, quando há o contágio do gato por estes parasitas, tanto o próprio felino como o ambiente em que ele vive devem ser devidamente ‘tratados’, evitando que a infestação seja ainda maior e que ocorra a reincidência do problema em função da presença de pulgas no espaço em que o gato habita (já que apenas 5% delas ficam no corpo do animal, e os outros 95% espalhados pelo ambiente – onde os parasitas desovam).

Leia Mais: Vermífugos para Gatos - Cuidados e atenção



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/antipulgas/

Categorias:
Saúde do Gatos
Tags:
anti-pulgas, antipulgas, antipulgas para gatos, pulgas em felinos, tratamento para pulgas em gatos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados