Anticoncepcional para gatos – Não use! | CachorroGato

Anticoncepcional para gatos – Não use!

A administração do anticoncepcional para gatos pode gerar diversas complicações para a saúde felina

Tão comum entre os seres humanos, os métodos contraceptivos vem conquistando cada vez mais espaço no mercado pet. Já bastante difundido entre as cadelas (que, como já dissemos anteriormente, são extremamente perigosos), o anticoncepcional para gatos também tem tomado espaço e conquistado, perigosamente, vários donos de pets felinas que não querem se preocupar com crias não planejadas de suas bichanas.

Tido como uma alternativa à castração, o uso do anticoncepcional para gatos pode trazer uma série de problemas graves à saúde das gatinhas. Por serem consideravelmente mais baratos e, apenas aparentemente, mais inofensivos às felinas, os anticoncepcionais se mostram muito mais atrativos aos donos que possuem pouco ou nenhum conhecimento tanto sobre seus riscos, quanto sobre as vantagens de se castrar uma gata.

anticoncepcional-gatas 

 

Complicações impulsionadas pelo uso de anticoncepcionais em gatas

A ideia de que sua pet não passe por todos os incômodos de um cio sem que seja necessária a intervenção cirúrgica de uma castração ou algum gasto muito alto parece muito atrativa, mas apenas a curto prazo.

Leia Mais: Como Aplicar Remédio para Gatos

O desequilíbrio hormonal causado pelo anticoncepcional para gatas pode impulsionar o desenvolvimento de tumores nas mamas, infecções de útero e cistos nos ovários das gatas, além de também ocasionarem disposições a doenças endócrinas e, até mesmo, o surgimento de diabetes.

Por fim, também se pode observar falhas, ausências ou descoloração dos pelos no local da aplicação do anticoncepcional, no caso dos medicamentos que são injetáveis.

 

Castração versus Anticoncepcionais para gatas – A batalha

Apesar de aparentemente mais invasiva, por necessitar uma cirurgia, e também mais cara, a castração deve ser sempre a alternativa escolhida pelos donos que não querem cruzar suas gatas. A recuperação da felina após a castração não passa de uma semana, e também é possível encontrar locais que realizem o procedimento a custos bastante acessíveis.

O mais importante a ser destacado, contudo, é o fato de que, enquanto os anticoncepcionais para felinas podem ocasionar as complicações mencionadas acima, a castração, quando feita nos primeiros anos de vida, pode, justamente, evitar todos os problemas relacionados ao sistema reprodutor do animal, sendo essa uma de suas principais vantagens (além de evitar os transtornos causados por uma gata no cio e diminuir consideravelmente a agressividade da pet). 

A consulta com um médico veterinário de sua confiança pode sanar todas as dúvidas em relação à castração e suas vantagens, além de reforçar os danos causados pelos anticoncepcionais, por isso não perca tempo e lembre-se que o bem-estar do seu animalzinho de estimação deve estar sempre em primeiro lugar.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/anticoncepcional/

Categorias:
Fases da Vida dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
anticoncepcional, bichanas, bichanos, castração, castrar, cuidados, felinas, felinos, gatas, gatos, pets, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados