Animais felinos: conheça as raças selvagens dessa espécie | CachorroGato

Animais felinos: conheça as raças selvagens dessa espécie

Aprenda um pouco sobre as principais características dos animais felinos e descubra quais são as espécies que representam essa numerosa família

Igualmente aos caninos, os animais felinos são uma família ampla dividida em diversas raças e subespécies espalhadas por todo o globo terrestre. O gato doméstico é o resultado de anos de combinações naturais e seletivas feitas através de animas mais dóceis e de pequeno porte com outros felinos silvestres. E, curiosamente, a postura do gato doméstico remete bastante aos selvagens, obviamente em suas devidas proporções de comportamento.

Os animais felinos soltos na natureza são conhecidos pelo seu grande porte, mas existem muitos que lembram o gato doméstico pelo seu tamanho. Entre as curiosidades da família dos felídeos está o habitat natural da espécie que sempre ajuda a promover novas raças, sendo que cada uma terá sua própria característica de convívio, mas sempre terá a mesma postura biológica, como o olhar, a base do esqueleto, agilidade, força na mandíbula, etc.

Grandes, pequenos, exóticos e rápidos

Por mais que o Tigre seja o maior felino selvagem do planeta, com mais de 3 m de comprimento e pesando mais de 200 Kg, o Leão continua sendo o mais conhecido e querido pelas pessoas devido a sua presença constante no imaginário popular. Entretanto, no Brasil, o maior felino é a Onça Pintada, acompanhada da Suçuarana (Onça Parda, Leão da Montanha ou Puma) que vive espalhada por toda a América.

Os dois menores felinos, o Gato Ferrugem Pintado e o Gato de Patas Negras, são encontrados respectivamente na Índia ao Siri Lanka e na África. O Brasil, curiosamente, tem uma boa porção de felinos de pequeno porte. Esses são a Jaguatirica, o Gato do Mato, o Gato do Mato Pequeno, o Gato Maracajá, o Gato Palheiro e o Jaguarundi.

No rol dos animais felinos existem os que são exóticos e aqueles conhecidos por sua velocidade fenomenal. Na lista dos exóticos temos o Leopardo Rei, a Pantera Negra, o Ligre (Mistura de leão com tigre), o Tigreão (Mistura de tigre com leão), Leão Branco, Tigre Dourado e o Tigre Branco da Neve. Aqueles conhecidos por sua velocidade, mas não necessariamente os mais rápidos, são o Leopardo, o Jaguar, o Puma e o Guepardo (Chita). O guepardo é um dos animais mais rápidos do mundo devido ao seu corpo ergométrico que o permite alcançar incríveis 120 km/h.

Leia Mais: Adoção de felinos: o que saber antes de ter um gato



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/animais-felinos/

Categorias:
Curiosidades sobre Gatos, Fases da Vida dos Gatos
Tags:
animais, animais felinos, felinos, gatos, leão, onça, puma

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados