Adestramento para Gatos | CachorroGato

Técnicas de Adestramento para Gatos

Conheça técnicas e produtos que podem facilitar o adestramento para gatos

O adestramento para gatos, assim como para os cães, é de extrema importância para que os donos de pets possam ter mais tranquilidade em relação a seus animaizinhos. Com técnicas cada vez mais variadas e facilitadas, o ensino e o treinamento de gatos se torna mais próximo dos que contam com bichanos como parte da família, garantindo menos preocupações para os proprietários e mais obediência por parte dos animais.

O uso de petiscos para felinos no processo de adestramento para gatos é bastante comum, e reforços positivos nunca devem ser deixados de fora desse tipo de treinamento. Recompensar seu bichano com brinquedos também pode ser uma boa opção, tendo em vista que os gatos (ao contrário de animais como os cachorros) são extremamente independentes e nem sempre consideram comidas como a melhor forma de agrado.

Entre os primeiros e mais importantes ensinamentos a passar no processo de adestrar o gato se destaca o ato de fazer as necessidades no lugar correto. Colocar os bichanos em frente a sua caixa de areia logo após as refeições é uma boa pedida para ensiná-lo e, como aprendem rapidamente esse tipo de comportamento, dificilmente esquecem o que já foi explicado.

 

 

Leia Mais: Por que alguns gatos dormem muito?

Higiênicos por natureza, os gatos costumam evitar locais sujos, portanto, é primordial que a caixinha de areia do felino esteja sempre limpa, evitando que ele procure locais diferentes para fazer suas necessidades.

Ensinar a palavra “não” para os felinos e fazer com que respondam ao chamado de seus nomes também são tarefas importantes e não muito complicadas no processo de adestramento para gatos. Repetindo a palavra “não” em circunstâncias onde o animal faz algo errado ou fora do padrão, fica fácil fazer com que ele assimile o que é esperado e, ao ensiná-lo a reconhecer o próprio nome, comandos dos mais simples aos mais complicados começam a ser entendidos com maior facilidade.

Por meio de ações básicas e simples como as descritas acima, é possivel conseguir que seu pet tenha um comportamento mais adequado e educado, lembrando sempre de recompensá-lo pelos acertos durante o adestramento (com seus petiscos ou brinquedos favoritos) e de jamais usar de agressões na tentativa de educá-lo com mais rapidez.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/gato/adestramento-para-gatos/

Categorias:
Atividades de Gatos, Comportamento dos Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
adestramento, adestrar, bichanos, comportamento, felinos, gatos, técnicas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados