Minha cadela de 10 anos, saudável e ativa, está com tártaro. A médica veterinária recomendou limpeza que exige anestesia geral. Devo fazer ou não? | CachorroGato
Enviar pergunta ao Dr. Responde


Este espaço é reservado para você enviar suas dúvidas para nossa equipe de veterinários e especialistas. As perguntas mais pertinentes serão publicadas e outras podem não ser respondidas imediatamente. Muitas dúvidas já foram respondidas por nossa equipe, faça abaixo uma busca em nosso site. Lembre-se: as respostas dadas não substituem a consulta ao seu veterinário

Envie sua dúvida
Minha cadela de 10 anos, saudável e ativa, está com tártaro. A médica veterinária recomendou limpeza que exige anestesia geral. Devo fazer ou não?

Minha cadela de 10 anos, saudável e ativa, está com tártaro. A médica veterinária recomendou limpeza que exige anestesia geral. Devo fazer ou não?

Olá,

Placas de tártaro em cães e gatos são muito comuns e isto se deve à dificuldade de uma boa assepsia bucal diária.

Muitas vezes, estas placas de tártaro evoluem para uma doença periodontal, que pode gerar desde uma gengivite até fistulas dentárias e até mesmo a perda do dente.

A indicação é fazer a limpeza periodicamente, sempre que começar o acúmulo de placas. Este procedimento se chama profilaxia e é oferecido por muitos centros veterinários. Fazendo isto, você irá evitar de chegar ao ponto da doença periodontal. No caso do animal apresentar já o quadro mais avançado do tártaro, somente uma profilaxia não será o suficiente, se tornando necessário um tratamento periodontal que, muitas vezes, acarreta na perda de alguns dentes.

Uma orientação válida é que neste caso o procedimento seja feito por um Médico Veterinário especialista em odontologia devido à especificidade do procedimento e necessidade de ferramentas especializadas. A indicação é que o procedimento seja feito sob anestesia geral com o animal intubado (intubação com sonda endotraqueal com cuff), pois durante o procedimento são utilizados líquidos na cavidade oral e a não intubação pode levar a uma pneumonia por aspiração destes fluídos.

Espero ter ajudado.

Dr. Responde

Perguntas relacionadas

Categorias