Li o livro, Marley & Eu e gostaria de saber: qual é a doença que fez o Marley morrer? | CachorroGato
Enviar pergunta ao Dr. Responde


Este espaço é reservado para você enviar suas dúvidas para nossa equipe de veterinários e especialistas. As perguntas mais pertinentes serão publicadas e outras podem não ser respondidas imediatamente. Muitas dúvidas já foram respondidas por nossa equipe, faça abaixo uma busca em nosso site. Lembre-se: as respostas dadas não substituem a consulta ao seu veterinário

Envie sua dúvida
Li o livro, Marley & Eu e gostaria de saber: qual é a doença que fez o Marley morrer?

Li o livro, Marley & Eu e gostaria de saber: qual é a doença que fez o Marley morrer?

Realmente este livro é muito tocante, e o Marley não morreu, ele foi eutanasiado, ou seja, obteve sua morte provocada. A doença que ele teve recorrentemente foi a Torção de Estômago, Torção Gástrica ou Vólvulo Gástrico, que é quando o estômago do animal faz um giro de 180 a 360 graus, fechando os canais de entrada e saída de gases e alimentos.

O que causa esta doença, normalmente, é o excesso de alimentação de uma vez só, se alimentar e ingerir muita água em seguida, ou até ir praticar atividades físicas sem estar alimentado. O Marley foi sacrificado pois, na época em que o livro foi escrito, não haviam muitos meios na medicina veterinária para correção desta doença.

Hoje em dia, centros mais especializados que possuem profissionais qualificados em cirurgia, junto a um bom equipamento, anestesia e terapia intensiva conseguem uma boa resolução, ainda que a taxa de mortalidade em casos mais avançados seja bastante alta. Por isso, se você tem um animal de porte grande ou gigante e ele demonstrar dor abdominal, ou se, ao deitar, a região do abdômen começar a inchar, leve-o imediatamente a um veterinário.

Espero ter ajudado,
Dr. Responde.

Perguntas relacionadas

Categorias