Minha cadela teve filhotes há duas semanas, quando devo iniciar a vermifugação? | CachorroGato
Enviar pergunta ao Dr. Responde


Este espaço é reservado para você enviar suas dúvidas para nossa equipe de veterinários e especialistas. As perguntas mais pertinentes serão publicadas e outras podem não ser respondidas imediatamente. Muitas dúvidas já foram respondidas por nossa equipe, faça abaixo uma busca em nosso site. Lembre-se: as respostas dadas não substituem a consulta ao seu veterinário

Envie sua dúvida
Minha cadela teve filhotes há duas semanas, quando devo iniciar a vermifugação?

Minha cadela teve filhotes há duas semanas, quando devo iniciar a vermifugação?

Olá,

Parabéns pelos filhotinhos!

Quando o filhote nasce, em geral ele já tem vermes provenientes de sua mãe, porém, nos primeiros dias de vida seria ineficiente o uso de vermífugos, uma vez que seu sistema imune ainda não está apto a receber a medicação, além de o filhote ainda apresentar parte de sua imunização herdada do sistema imune da mãe.

Aos trinta dias de vida inicia-se a vermifugação do filhote e é muito importante consultar um veterinário para uma avaliação de rotina, pesagem e prescrição do vermífugo ideal de acordo com o peso do pequeno pet.

A importância da consulta com o médico veterinário é porque, se o animal não estiver em condições perfeitas de saúde, a vermifugação pode levá-lo a um quadro de vômitos e diarreias, que podem deixá-lo muito debilitado ou, em casos extremos, até levar à sua morte.

Após a vermifugação feita conforme a prescrição, deve-se observar o filhote, pois, se ele possuía uma grande quantidade de vermes no organismo, ele pode também apresentar reações devido à morte destes vermes, necessitando assim também de um retorno ao veterinário para tratar a disenteria.

Caso o cãozinho passe bem após a vermifugação, é indicado coletar exame de fezes para conferir se ele não apresenta mais nenhuma espécie de vermes a serem combatidos. Se o resultado for negativo para todos deve-se repetir a vermifugação em no máximo seis meses e, caso apresentar vermes em fezes ou vômitos neste meio tempo, deve-se repetir o exame parasitológico de fezes e, posteriormente, a vermifugação. Saiba mais sobre filhotes.

Espero ter ajudado,
Dr. Responde.

Perguntas relacionadas

Categorias