Zoonoses | CachorroGato

Zoonoses

Saiba o significado das zoonozes e que tipo de problemas elas podem causar

Zoonoses, cada vez mais, vemos esta palavra em notícias de todos os tipos. No entanto, boa parte da população não sabe ao certo do que se trata esse termo, que nada mais indica do que doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos.

Causando problemas que podem ser desencadeados por microorganismos dos mais variados – incluindo bactérias, fungos, vermes, larvas, protozoários e vírus – as zoonoses podem ser responsáveis por complicações que vão desde alergias até o câncer (em casos mais raros), passando por doenças como raiva, pneumonia e hepatite.

Zoonoses

Com a expansão dos centros urbanos e estradas para áreas antigamente ocupadas por florestas e ambientes povoados por animais de todos os tipos e espécies, a ocorrência desse tipo de problema aumentou bastante ao longo das últimas décadas e, hoje, centros que realizam o controle de zoonoses já são presentes em todo o País.

Considerada incurável nos animais, a raiva é uma das zoonoses mais conhecidas entre o público em geral, entretanto, toxoplasmose (transmitida por felinos), leptospirose, histoplasmose (causada por fungos presentes nas fezes de pássaros) e até a dengue podem ser doenças consideradas da mesma categoria.

Entre as zoonoses mais danosas podemos citar a leishmaniose, que se trata de uma doença crônica e pode ser transmitida ao homem por meio da picada de mosquitos. Causando sintomas que incluem febre, úlcera, lesões na pele, tosse, anemia, diarréia, dor abdominal e a danificação de órgãos como fígado, baço e medula óssea, a leishmaniose está entre as doenças mais comuns da categoria no Brasil, e já foi diagnosticada em todos os estados brasileiros.

Leia Mais: Diarreia em gatos pode indicar problemas maiores

Para evitar a propagação das zoonoses, é importante que todos os donos de pets – além das prefeituras responsáveis por cada cidade que apresenta casos desta categoria – vacinem seus animais, impedindo que eles sejam acometidos por doenças deste tipo e, consequentemente, sejam transmitidas para seres humanos.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/zoonoses/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Saúde do Cachorro, Saúde do Gatos
Tags:
animais, cachorros, cães, cão, doenças, pets, preocupações, zoonoses

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados