Conheça a Doga, a Yoga para cães | CachorroGato

Conheça a Doga, a Yoga para cães

Conheça mais sobre a técnica de yoga para cães praticarem com seus donos

Quem tem cão, sabe que uma das melhores coisas em ter um é poder fazer atividades juntos. Há opções de esporte, além dos passeios e brincadeiras, que propiciam um tempo do dono com seu pet, além de socializar o cachorro e mantê-lo em forma. Pois agora há uma novidade que vai te dar mais uma opção de atividade com seu cão: doga, a yoga para cães.

A yoga para cães surgiu nos Estados Unidos, quando um grupo de pessoas que se preocupavam com a própria saúde, e queriam fazer a prática do yoga, resolveram pensar em algo que unisse o útil ao agradável, ou seja, o dono poderia se exercitar e cuidar da saúde enquanto aproveitava um momento de lazer com o seu cão. Doga é a junção das palavras dog (cão em inglês) + yoga.

A premissa da doga é que unindo pessoas com seus animais, com o amor mútuo que existe entre eles, fica muito mais fácil de criar um ambiente de relaxamento e proporcionar atividades mais prazerosas.

yoga-caes

 

Como fazer o Doga

Leia Mais: Festas para cães dominam o mercado pet

A técnica utilizada na yoga para cães não é muito distinta da versão do yoga humano, na verdade. O que ocorre é a adaptação dos movimentos realizados. Um dos movimentos, por exemplo, é o dono se alongar, enquanto o cão repousa sobre ele. Outro movimento comum é o dono alongar as patas do cão, estendendo também o próprio braço.

Há, porém, quem seja contra a prática do doga. As razões são variadas. Um dos problemas que pode surgir durante a sessão de yoga com os cães é por conta do instinto natural de territorialidade dos cães. Muitos cães, em um mesmo espaço fechado, pode acabar em confusão.

Entretanto, aqueles que praticam a yoga para cães jamais presenciaram uma situação assim, afirmam que os cães se comportam e o clima do ambiente contribui para mantê-los calmos. Uma técnica utilizada quando um cão começa a se alterar, é o mantra aum (om). Segundo praticantes, o mantra ajuda a acalmar os cães.

Há ainda quem diga que a presença do cão no yoga acaba distraindo o dono e a conexão mental com o corpo se perde, sendo este um dos objetivos principais da prática e, por isso, a doga não é uma alternativa do yoga.

Se o yoga para cachorros distrai o dono ou não, ainda não está comprovado. O importante é lembrar que nunca será uma escolha ruim optar por um momento de lazer com seu bichinho de estimação. E se isso te faz bem, por que não? Viva o doga!

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/yoga-caes/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães, Saúde do Cachorro, Moda e Beleza para Cães
Tags:
cachorros, cães, companheirismo, companhia, convivência, doga, exercícios, pets, relaxamento, yoga

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados