Vômito em Cães - Principais Causas

Veja as principais causas de vômito em cães e como prestar socorro aos pets doentes

Por sermos muito apegados aos nossos pets, costumamos ficar preocupados com qualquer indício que ele dê de que há algo errado com ele. O vômito em cães é uma causa frequente de preocupação aos seus donos, porém, muitas vezes, não há nada de errado com eles.

É comum que o vômito em cães aconteça ocasionalmente, sendo apenas sinal de que o cão comeu algo que não o fez bem ou teve alguma outra indisposição pouco ofensiva ao seu organismo. Contudo o vômito em cães também pode ser sintoma de diversas doenças que podem ser diagnosticadas ainda no início. Por isso, sendo um vômito que não é nada ou um vômito que está indicando o início de uma doença, quem vai diagnosticar isso é o medico veterinário. Não espere em levar seu animal ao médico, o diagnóstico precoce pode aumentar em muito a chance de sucesso no tratamento.

Vomito em Cães

As principais causas do vômito em cachorros

O ato de vomitar pode ser causado por uma infinidade de irregularidades no organismo do pet, sendo sintoma de desordens inofensivas e de doenças mais sérias também. Veja cinco das principais causas do vômito em cães:

Leia Mais: Sarna em Cães - Saiba como identificar e tratar este problema

Doenças virais ou bacterianas: cinomose, parvovirose e piometra, entre outras.

Dor abdominal intensa: problemas nos rins como insuficiência renal aguda ou crônica, desordens hepáticas e torções em intestino e estômago.

Intoxicações diversas: causadas por inseticidas ou produtos de limpeza presentes na casa ou utilizados para combater parasitas do próprio cão. Tosse forte: muito esforço para tossir pode levar ao vômito e pode ser o sintoma de uma doença muito comum, chamada "tosse dos canis", conhecida também como traqueíte. A prevenção desta doença é com a vacinação, tosse forte seguida de vômito em também pode indicar problemas no coração.

Alimentação indevida: todo mundo gosta de dar besteiras para os cachorrinhos, porém, coisas que não se deve dar são: pedaços de pizza, linguiça, queijo, chocolate, pimenta. Isso pode levar a intoxicação alimentar, a vômitos e a uma possível gastroenterite.

Como é possível notar, muitas dessas causas de vômitos nos cães estão direta e indiretamente ligados a outras doenças, por isso é tão importante que o dono se atente ao comportamento do seu cãozinho e leve-o ao veterinário se ele estiver vomitando com frequência ou demonstrar algum outro sintoma estranho.

Socorros ao cão que está vomitando

O vômito pode causar desidratação no cachorro, portanto verifique se o pet está desidratado da seguinte forma: puxe a pele do cão um pouco abaixo do pescoço ou na lateral do abdômen. Se, ao soltar, a pele demorar para voltar, o cachorro está desidratado. Quanto maior a demora, mais grave é a desidratação, portanto procure um veterinário o quanto antes.

Se não for possível levar o seu pet ao veterinário imediatamente, procure hidratá-lo com sono caseiro: um copo de água filtrada com uma colher de sobremesa de açúcar e uma pitada de sal. Esta medida deve ser tomada apenas caso o dono não tenha como levar o animal de estimação ao veterinário.

Uma outra medida para os enjoos nos cães é suspender a sua comida por 12 a 24 horas, mantendo-o apenas com água (se ele vomitar tomando água também, suspenda-a). O organismo precisa de algum tempo para se recuperar, portanto suspender a comida do cachorro pode funcionar para o fim dos vômitos. Importante ressaltar que este procedimento só pode ser feito em cachorros anteriormente saudáveis, nunca já doentes e nunca deve ser feito em filhotes, pois eles entram em hipoglicemia (baixa de glicose no sangue) muito rápido e isto pode levar ao óbito.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vomito-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
atenção, cachorro, cachorros, cães, cão, causas, cinco, diversas, doença, graves, pet, principais, vômito

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados