Vitaminas para Cães - De quais o seu pet precisa?

Saiba quais vitaminas para cães seu pet precisa

A ração ideal é um fator essencial para garantir uma boa saúde para o seu cão, isso não é novidade. Mas você sabe os diferentes tipos de vitaminas para cães e de quais o seu cão necessita? Então descubra aqui!

A vitamina é um micronutriente necessário no dia-a-dia. Micronutrientes são os nutrientes necessários em microgramas, como as vitaminas para cães em rações. Já a proteína e o carboidrato, por exemplo, são macronutrientes, pois devem aparecer em grandes quantidades na dieta diária do cão.

O termo “vitamina” surgiu com a invenção de Casimir Funk, um bioquímico que estava tentando produzir algo que suprisse a falta de um elemento essencial na refeição das populações que se alimentavam com uma grande base de arroz diária, e desenvolviam uma moléstia. Ele inventou esse elemento faltante e o chamou de vitamina.

 

Tipos de vitaminas para cães

Leia Mais: Tirar carrapato - É possível fazer isso em casa?

 

O cão precisa de treze tipos de vitaminas, que são fundamentais à sua saúde e ajudam a combater doenças graves, além de contribuírem para o funcionamento correto do organismo. São elas:

 

  • Vitamina A: é encontrada em óleos de fígado de peixe, em fígado e em ovos. É importante para uma boa visão, ajuda no crescimento e na resistência a doenças.
  • Vitamina B1: é encontrada em cereais, em farelos e em levedura, contribui para o metabolismo energético e funcionamento do sistema nervoso.
  • Vitamina B2: é retirada de cereais, de leite e de levedura. Ajuda no metabolismo dos aminoácidos e das gorduras.
  • Vitamina B3: é encontrada em leveduras e em fígados, serve para melhorar o metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina.
  • Vitamina B4: tem fonte nos ingredientes naturais, contribui para o metabolismo das gorduras e fornece uma proteção maior ao fígado.
  • Vitamina B5: é encontrada em fígado, nos peixes, em laticínios e no arroz. Ajuda na integridade dos tecidos.
  • Vitamina B6: é encontrada nos cereais, no leite, no peixe e em levedura. Essa vitamina serve para contribuir com o metabolismo das proteínas, das gorduras, dos glicídios e do ferro.
  • Vitamina B12: é encontrada em fontes de ferro, em peixes e em laticínios, ajuda no metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina.
  • Vitamina D: é retirada de óleo de fígado de peixe e ovos, ajuda no equilíbrio do metabolismo fosfocálcio e melhora significativamente a absorção de cálcio por parte do organismo.
  • Vitamina E: é encontrada no leite e ovos, serve como antioxidante, além de prevenir a patologia muscular.
  • Vitamina H: é encontrada em leveduras e também em ingredientes naturais, colabora no metabolismo dos glicídios, na integridade dos tecidos, no metabolismo de lipídios e de protídeos.
  • Vitamina K: é encontrada em peixe, fígados e grãos, e aumenta a produção de fatores de coagulação.
  • Vitamina PP: é encontrada em cereais, em leveduras, em peixes e também em ovos. Essa vitamina ajuda a manter e melhorar a integridade dos tecidos.

 

 

Para manter o seu animal saudável, é fundamental que a alimentação dele forneça essas vitaminas, caso isto não aconteça, sempre se pode recorrer às vitaminas para cães em forma de suplemento, para preencherem o vazio deixado pela ração no quesito vitamínico.

O importante é lembrar que o ideal é o equilíbrio. O excesso de vitaminas também pode prejudicar. O excesso da Vitamina A pode causar vômitos, diarreia, perda do pelo, deformidades ósseas e distúrbios hemorrágicos. O excesso da Vitamina D, por exemplo, pode causar calcificação dos músculos, bem como o aumento da frequência urinária, náuseas ou até vômito.

No caso dos cães idosos, não é só uma recomendação, mas uma necessidade dar suplemento de vitamina, pois o organismo deles já não irá absorver as vitaminas contidas na ração como antes, além da ingestão de ração diminuir nessa idade. O suplemento de vitaminas para cachorros ajuda, nesse caso, a retardar o envelhecimento e a aumentar a imunidade do seu pet.

 

 

 

Vitaminas naturais versus vitaminas sintéticas, o duelo

 

Ao processar a ração, em decorrência do próprio processo, se perde vitaminas e minerais do alimento, por isso é necessário enriquecer a ração com estes nutrientes perdidos.

É provado que a ingestão de vitamina sintética tem efeito menos satisfatório do qual se tem com o uso de vitamina natural. Por isso, para um propósito a longo prazo, é indicado você dar vitaminas naturais para cães. Mesmo que seja dado em excesso, ou seja, ultrapasse o sugerido, o corpo do cão fará absorção seletiva e irá absorver somente o que precisa.

Já a vitamina sintética não oferece a opção do corpo escolher o que precisa, se for dada ao cão, o corpo terá de lidar com aquela substância, ou seja, se ultrapassar a quantidade, o excesso será certo e, consequentemente, pode oferecer mais risco do que benefícios à saúde do seu companheiro de quatro patas.

Entretanto, para um efeito imediato, sugere-se a vitamina sintética, pois ela age mais rápido. Se o cachorro tiver uma crise causada por baixa quantidade cálcio no sangue, por exemplo, ele corre risco de vida caso a vitamina não seja imediatamente reposta. Além disso, as sintéticas podem ajudar em casos de alergia e epilepsia.

O segredo da boa saúde é sempre o equilíbrio e o cuidado. Cuide do seu cão e da saúde dele, ele precisa de você.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vitaminas-para-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Alimentação para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
alimentação, cachorros, cães, cão, cuidados, saúde, vitaminas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados