Viajar com cachorro – Tudo para uma viagem segura | CachorroGato

Viajar com cachorro – Tudo para uma viagem segura

Saiba o que é preciso e em que aspectos ficar ligado na hora de viajar com cachorro

Quem tem um bichinho de estimação como parte da família sabe que a hora de viajar é sempre preocupante; seja por ter que encontrar um local adequado para deixar o seu pet com segurança ou para programar um trajeto na companhia do animal. No entanto, a gigantesca quantidade de lares com pets no Brasil (mais de 100 milhões) tem transformado o mercado ao longo dos últimos anos e, hoje, viajar com cachorro não é mais uma tarefa tão difícil quanto antigamente.

Para quem prefere deixar o pet mais perto de casa quando viaja, já há uma série de hotéizinhos e pet shops com serviços seguros de hospedagem – onde o cãozinho pode ser bem tratado e ficar por alguns dias com toda a tranquilidade. No entanto, também há uma série de opções para quem quer viajar com cachorro, e tanto empresas rodoviárias e aéreas como hotéis dos mais tradicionais já aceitam a presença de pets em suas dependências; facilitando muito a vida dos donos que não conseguem se separar de seus pequenos amigões.

viajar-com-cachorro

Ao longo da última década, muitos estabelecimentos passaram a se intitular como ‘pet-friendly’, aceitando a hospedagem de pets junto com seus donos ou resevando espaços especiais em suas dependências para o abrigo de animais como cães e gatos. Até mesmo nomes reconhecidos já entraram nessa onda; e a tendência é de que esse tipo de estabelecimento ganhe cada vez mais espaço nos próximos anos.

Hotéis -fazenda específicos para pets também são uma ótima opção para quem deseja promover o relaxamento e a saúde de seus pets – já que, nestes locais, o animal pode brincar muito em espaços abertos e cheios de natureza, além de contar com o cuidado de veterinários de plantão e a observação de muitos profissionais – enquanto se diverte locais menos amigáveis para cães.

Entretanto, na hora de viajar com cachorro – ou mesmo de levar o seu pet para algum estabelecimento especial – é preciso ficar atento à uma série de fatores, que devem ser bem avaliados antes de se arriscar em uma aventura com seu pet. Conheça, a seguir, alguns pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de fazer uma viagem com seu cão.

Leia Mais: Hotel Para Cães

 

Transporte de cães

Embora muitos cachorros adorem ser transportados em carros com a face para fora do vidro, tomando o vento no rosto e apreciando a paisagem, essa é uma prática extremamente perigosa para os pets – que pode desencadear problemas no ouvido do animal - além de ser considerada uma infração grave pelas leis de trânsito; podendo render uma multa, além da perda de alguns pontos da sua carteira de habilitação.

Portanto, na hora de viajar com seu cão, uma caixa adequada de transporte se faz necessária – permitindo que o animal seja transportado de maneira tranquila e sem a possibilidade de acidentes em função da grande agitação do pet dentro do carro. Além da caixa de transportes há, também, a opção dos cintos de segurança para animais – no entanto, cabe a cada proprietário avaliar com que tipo de acessório o cachorro se adequa melhor, podendo manter o conforto de todos durante uma viagem.

viajar-com-seu-cao

Permissões especiais para o trânsito de cães

Além de tomar as medidas adequadas para o transporte de animais, os donos que desejam viajar com pets também precisam ficar atentos à necessidade de uma permissão para o trânsito de animais – que pode ser exigida em diferentes situações. Atestando a saúde do pet e a ausência de doenças contagiosas, o CZI – Certificado Zoossanitário Internacional é o documento que vale no País nos dias de hoje, e se faz necessário para que todo tipo de viagem (nacional ou internacional) possa ser feita sem problemas.

Perto de ser substituído pelo Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos (que começa a ser emitido a partir de fevereiro de 2014 no Brasil), nem sempre este certificado é o suficiente para que uma viagem com seu pet possa ser feita.  

Embora o certificado seja válido internacionalmente, muitas companhias aéreas e rodoviárias (além de alguns países específicos) também fazem outras exigências para que o transporte de pets seja liberado – como o uso de sedativos para acalmar o animal durante o trajeto, por exemplo.

Por isso, é importante lembrar que, na hora de viajar com seu cachorro, é preciso verificar as exigências em relação a animais existentes no local de destino – além dos itens requeridos pelas companhias que irão lhe levar ao local escolhido, garantindo que sua aventura possa acontecer e ser inesquecível para a família toda.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/viajar-com-cachorro/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, pets, segurança, viagem, viagens, viajar

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados