Veterinário em Domicílio - Cuidados e conforto para o pet | CachorroGato

Veterinário em Domicílio - Cuidados e conforto para o pet

Os serviços de veterinário em domicílio crescem no Brasil, acompanhando o aquecido mercado do mundo dos pets

Os cuidados com os animais devem ser constantes, e quem tem um amigo de quatro patas sabe o quão importante são as visitas ao veterinário e a manutenção da saúde dos pets. Com isso em foco, o mercado super aquecido dos cachorros e gatos ganha uma nova opção para facilitar a vida dos donos de bichos de estimação, que, agora, já podem contar com o serviço de veterinário em domicílio.

Aumentando a possibilidade de dar toda a atenção necessária à saúde dos pets, o serviço de veterinário em domicílio chega como um salvador de vidas para os proprietários que vivem no ritmo frenético das grandes cidades, permitindo que o pouco tempo que os donos têm para passar com seus animais seja otimizado por meio do uso desse tipo de recurso – que une o imprescindível ao agradável.

Além dos profissionais da saúde animal que se dedicam exclusivamente a este tipo de atendimento, nos dias de hoje também é possível encontrar planos de saúde para pets que contam com o serviço de médicos veterinários em domicílio; sendo que, na grande maioria das vezes, o tipo de pacote que inclui essa facilidade específica está entre os mais caros e elaborados.

veterinario-domicilio

Além da facilidade de receber uma consulta individual para seu pet no conforto de seu próprio lar, os donos de bichinhos de estimação contam com vantagens que vão muito além do serviço veterinário em domicílio; já que os profissionais que prestam este trabalho também podem ajudar os proprietários com dicas de higiene e para a prevenção de acidentes no ambiente em que vive o animal, atuando, de certa forma, como um consultor do bem-estar de pets.

Cirurgias e consultas que precisam de exames para os quais existe a necessidade de uma aparelhagem específica não podem ser feitos dentro de casa e, nestes casos, a visita do pet a uma clinica veterinária segue como indicação. No entanto, procedimentos que incluem limpeza, vacinação e, em alguns casos, até mesmo a coleta de sangue para a realização de exames epecíficos, já podem ser feitos por meio da contratação de um veterinário que atenda em seu lar.

Leia Mais: Endocrinologista Veterinário - Entenda o trabalho desse profissional

Neste artigo você conhece um pouco mais sobre o serviço de veterinário em domicílio, podendo avaliar se este é o tipo de atendimento que lhe pode facilitar a vida e os cuidados com seu pet de maneira considerável.

 

Atendimento veterinário em domicílio

 

Além da praticidade de poder dar os cuidados mais básicos ao seu pet, o atendimento veterinário em domicílio também pode ser útil em outros casos, ajudando a solucionar problemas diversos que preocupam quem tem um amigo de quatro patas como parte da família.

Um bom exemplo disso é o atendimento a filhotes. Por ainda não terem seus sistemas imunológicos completamente desenvolvidos, os cães e gatos filhotes não devem ser expostos aos riscos que a rua pode trazer para a sua saúde; até que sejam devidamente vacinados contra todas as principais doenças em animais. E esse tipo de serviço pode ser a solução perfeita para casos deste tipo, já que é possível vacinar seu pet no conforto do lar com a visita de um profissional veterinário.

Por meio do agendamento de uma consulta domiciliar com um médico da saúde animal, é possível imunizar seu animal sem maiores complicações e com toda a segurança necessária – garantida pelas especificações do transporte de vacinas até a sua casa (levadas em compartimentos que controlam e mantém a temperatura adequada dos medicamentos).

veterinario-atende-casa

No caso de pets doentes, este tipo de serviço também apresenta grandes facilidades, pois – assim como no caso de filhotes – os animais debilitados por problemas de saúde também não devem ser expostos a novos riscos.

Com uma predisposição maior a adquirir outras doenças – em função das complicações e da baixa imunidade que o estado prejudicado do pet pode gerar - a visita a uma clínica veterinária pode ser um fator que apresenta chances de contágio, já que conta com uma grande quantidade de animais reunidos em um só local. Para que isso seja evitado, o atendimento veterinário em casa é bastante indicado.

Animais em tratamento também podem se beneficiar com as visitas de um profissional em domicílio, tendo em vista que em muitos casos (que vão de acordo como tipo de doença a ser eliminada), um acompanhamento mais constante e a aplicação diária de medicamentos podem ser recomendados - e nada melhor que um veterinário para garantir o monitoramento da saúde e a administração correta dos remédios certos para seu pet.

O fator do estresse nos animais é outro a ser levado em consideração para a contratação de um serviço domiciliar de atendimento veterinário. Alguns pets podem ficar muito ansiosos e nervosos ao sair de casa, sendo que alguns deles também podem apresentar um nível muito elevado de medo ao andar de carro.

Quando o destino do trajeto é uma clínica veterinária ou uma pet shop, o nível de estresse do bichinho pode aumentar ainda mais – e isso pode influenciar no aparecimento de diversas outras complicações para a saúde do pet. No entanto, ao lado da família e de seu dono, os amigos de quatro patas tendem a ficar muito mais tranquilos e confortáveis, o que facilita bastante a realização de qualquer processo relacionado à sua saúde.

Além de evitar estresses desnecessários e garantir o bem-estar dos animais, as visitas de veterinários no conforto do lar também podem ser benéficas para uma avaliação mais detalhada sobre o animal, já que é possível observar o seu comportamente no ambiente em que vive e, com isso, indicar mudanças e melhorias, caso seja necessário.

 

Quando o atendimento em casa é recomendado

 

Conforme citado anteriormente, os serviços de veterinário em domicílio não devem ser usados em casos de doenças graves e ainda não diagnosticadas, pois, por necessitar de agendamento, a visita do profissional – em quase 100% das vezes – não é imediata, e evitar clínicas especializadas para dar prioridade ao atendimento domiciliar, nestes casos, pode prejudicar bastante os pets.

No entanto, na maioria dos casos em que o pet necessita, apenas, de medicações, acompanhamento e algum tipo de consulta de rotina, esse tipo de serviço pode ser um salvador de vidas. Precauções e cuidados mais simples também podem ser previamente agendados com os veterinários que realizam consultas em domicílio – incluindo o corte de unhas do pet e consultas gerais.

atendimento-veterinario-domiciliar

Os donos de cães e gatos que apresentam muita dificuldade em ser transportados também estão entre os mais beneficiados pela contratação desse serviço, já que, contando com a visita do profissional em seu lar, o proprietário não precisa se preocupar com o porte do animal nem o nível de medo e agressividade que o pet pode apresentar em situações de estresse.

Embora alguns estabelecimentos que oferecem esse serviço tenham a realização de cirurgias entre suas especialidades, não é recomendado que nenhum procedimento deste tipo seja feito em qualquer lugar que não seja uma clínica ou um hospital veterinário. Somente estes locais serão capazes de oferecer toda a infraestrutura necessária para operações e procedimentos mais complicados – garantindo, ainda, todo o equipamento necessário para salvar a vida do seu pet em casos de complicações cirúrgicas.

Há empresas do segmento que também atendem casos de emergências e, nestes casos, a visita do veterinário ao seu lar será feita na tentativa de resolver por completo o problema – sendo que quando a solução não é possível no local, o profissional se encarrega de levar o pet com problemas até o hospital de animais mais próximo, para que possa receber os tratamentos e cuidados adequados.

Cães e gatos que estão passando por tratamentos específicos também fazem parte do grupo que encontra mais vantagens nos atendimentos domiciliares; já que procedimentos que incluem fisioterapia e acupuntura, por exemplo, também podem fazer parte do atendimento, evitando a necessidade de que o cão seja transportado para a realização de todas as sessões que precisar.

Com atendimentos que duram cerca de 40 minutos (podendo ser de mais ou menos tempo, dependendo do estado em que o animal se encontra), as visitas de veterinários em domicílio tem preço similar aos praticados em consultas feitas em clínicas e hospitais para animais, e uma consulta simples para um cão ou gato custa entre R$ 70 e R$ 120.

Na maioria dos casos, os estabelecimentos que oferecem o serviço de veterinário em casa funcionam de segunda-feira à sábado em horário comercial, no entanto, para os que estiverem dispostos a pagar um pouco mais, também é possível agendar outros horários específicos na maioria das empresas.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/veterinario-domicilio/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Saúde do Cachorro, Saúde do Gatos
Tags:
animais, bichanos, cachorros, cães, cão, domicílios, felinos, gatos, médicos, pets, veterinários

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados