Veneno para carrapatos: aprenda a controlar este mal | CachorroGato

Veneno para carrapatos: aprenda a controlar este mal

Saiba tudo sobre o veneno para carrapatos e aprenda a manter seu pet longe desse perigo

Amar não é apenas dar carinho, petiscos, comprar a ração mais cara do mercado. Amar é cuidar da saúde e da higiene do seu amigão, já que muitos parasitas podem atacar seu amigo. Os parasitas mais comuns são as pulgas e os carrapatos. Entre as principais doenças transmitidas pelos carrapatos, estão desde as afecções mais simples, como uma alergia à picada do parasita, até as mais complexas, como babesiose e a erliquiose, estas podendo causar inchaço no baço, fígado, cegueira, febres, paralisia, podendo comprometer, e muito, a saúde do seu pet. 

A higiene é o melhor tratamento e prevenção para conter esses agentes transmissores. Mantenha o local limpo (faça aplicações quinzenais de veneno para carrapatos), faça banhos medicinais e utilize na nuca do animal os óleos preventivos. Deixar o banho e tosa do animal em dia é fundamental, pois, evita o aparecimento dos parasitas.

Veneno para Carrapatos

Vejamos alguns cuidados na luta contra o carrapato:

  • Utilize luvas e mascara;
  • Nunca estoure o carrapato no chão, pois, existem ovos no sangue que sai do carrapato;
  • Use uma pinça para extrair a cabeça do carrapato e se não conseguir extrair por completo, procure ajuda profissional;
  • É vital banhar o animal entre sete e quinze dias e, periodicamente, aplicar veneno para carrapatos. Tendo o cuidado com a dosagem, evitando contato com boca, olhos e mucosa.

  

Na hora do banho

Leia Mais: Frontline: mata pulgas, piolhos e carrapatos. Entenda como funciona

  • Comece o banho limpando o ouvido de seu animal, verificando se há parasitas, passe álcool no local e remova-os com a pinça. Coloque um algodão para proteger o ouvido da água;
  • Enxague e remova os carrapatos com muito cuidado;
  • Após o processo de limpeza, seque o animal e retire o algodão do ouvido.
  • 5 (Cinco) dias após o banho, poderá aplicar produtos anti-carrapatos na nuca do animal, para prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos.

Com todos estes cuidados, seu pet agradecerá e você estará seguro de que, ao aplicar de forma correta e periódica o veneno para carrapatos, o risco de que ele contraia outras doenças seja minimizado ao máximo.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/veneno-carrapatos/

Categorias:
Saúde do Cachorro, Saúde do Gatos
Tags:
carrapatos, coceira, remédio, tratamento, veneno, veneno para carrapatos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados