Vegetais e Cães - Quais vegetais eu posso dar para o meu pet? | CachorroGato

Vegetais e Cães - Quais vegetais eu posso dar para o meu pet?

Conheça os benefícios de algumas relações entre vegetais e cães e dê ao seu pet uma dieta que ele irá adorar

A cara de pidão deles algumas vezes é irresistível. Mas todos sabem que a maioria dos alimentos dos humanos é prejudicial à saúde dos bichinhos, portanto, proibidas. Mas há algumas exceções, como alguns vegetais, os quais o seu cão pode comer e até irá contribuir de diversas formas para a nutrição dele.

Quando se fala na relação entre vegetais e cães, sempre vem à cabeça a cenoura. E ela é realmente um dos legumes que eles mais adoram e também a mais recomendada pelos especialistas para os cães filhotes, porque ajuda a diminuir a coceira na gengiva durante o nascimento dos dentes (e eles não ficam irritados), além de ajudar na parte digestiva.

Já a alface, por exemplo, é ótima para o pet que sempre tem problema no intestino, pois ela quase não tem calorias e as suas fibras acabam fazendo uma limpeza no local. Ela pode ser servida como petisco ou picada e misturada na ração. É grande fonte de vitaminas A, C, E, K, minerais, zinco, ferro e ainda anticâncer. 

vegetais-caes

 

Vegetais e cães: uma dupla para fugir dos problemas de saúde

Leia Mais: Proteção aos cães contra fogos de artifício

Se o seu pet está acima do peso, a couve é ótima alternativa como uma das ajudas neste caso. Cozinhe a vapor, corte em tiras e as coloque juntamente à ração.  Ela tem muito ferro, cálcio e fibras, as quais fazem com que ele sinta seu estômago satisfeito. Também é um alimento que previne anemia e problemas com os ossos. Mas é bom alertar para que não sejam dadas doses extrapoladas, já que causa flatulências e, neste caso, vegetais e cães podem trazer momentos de desconforto.

Outra grande fonte de ferro (o que previne a anemia) e muito adorada pelos cachorros é a beterraba. Tanto a sua cor quanto o seu gosto doce fazem com que eles quase nunca a rejeitem e ela auxilia nos problemas digestivos, por conta de suas fibras. E não se assuste com a coloração das fezes, pois é natural que fique um pouco “colorida” por causa deste vegetal.

Por fim, a abóbora é mais um dos vegetais que cães não só podem comer, como até devem. Prepare-a cozida no vapor ou na água, corte em pedaços e dê ao seu peludo como petisco, caso prefira assim. Ela previne problemas de visão, porque é rica em vitamina A, evita derrames e é cheia de radicais livres, ou seja, ajuda na absorção dos nutrientes ingeridos em outros alimentos.

Porém, vale lembrar que um veterinário sempre deve ser consultado para saber a quantidade exata que poderá ser servida ao seu pet, pois dependerá de muitos fatores, entre eles o seu tamanho. E caso sejam consumidos demais, o que era para fazer o bem poderá acabar virando um problema. 

 

Lembrete importante

Não podemos esquecer, nunca, que cachorros são animais carnívoros e vegetais devem ser usados em casos específicos. A base da ração deve ser sempre balanceada, o uso de ração para cães contribui para a boa saúde do pet, pois boa parte das rações (em especial a Super Premium) possuem já a quantidade de nutrientes diários necessários para os animais, divididos pelo peso e porte. Animais podem comer ração caseira, mas estas devem ser receitadas por veterinários e as receitas precisam ser seguidas rigorosamente.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vegetais-caes/

Categorias:
Alimentação para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
alimentação, alimentos, animais, cachorros, cães, caseira, comidas, cuidados, nutrição, pets, saúde, vegetais

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados