Vacinas de Cães Explicadas

Guia explicativo sobre o processo das vacinas de cães

É comum aquela dúvida crucial sobre quais vacinas de cães são dadas ao meu cachorro ou quando preciso dar cada vacina para cachorro. Perguntas muito frequente, mas que podem ser facilmente respondidas com um esquema de vacinas de cães que mostraremos abaixo.

É muito importante na vacinação para cachorros a escolha de uma vacina considerada ética, ou seja, uma vacina de uma empresa idônea que, além de oferecer uma garantia melhor em caso de falha, dará todo o suporte necessário sobre as vacinas para cães.

Primeiro, vamos conhecer quais vacinas para cachorros estão disponíveis no mercado. O animal, desde que nasce até os seus 45 dias de vida, tem a imunidade herdada da mãe, então não precisa tomar nenhuma vacina. Entretanto, aos seus 30 dias já pode tomar a primeira dose de vacina contra parvovirose.

Aos 45 dias, inicia-se o processo de vacinação de cachorros oficial. Existem as vacinas polivalentes v8 e polivalentes v10 que imunizam os cachorros contra boa parte das doenças infectocontagiosas. A famosa entre as vacinas de cães é a contra raiva ou vacina contra o vírus da raiva, obrigatória em nosso país. A vacina contra a tosse dos canis, popularmente conhecida como vacina da gripe. E, por último, completando o ciclo das 4 vacinas para cachorro disponíveis no mercado, a vacina contra giárdia.

Este ciclo de vacinas de cães é chamado de primo vacinação, iniciado aos 45 dias de idade com a primeira dose da vacina polivalente v8 e v10. Passados 21 dias, há a segunda dose da polivalente junto à primeira dose da vacina contra tosse dos canis. Após outros 21 dias, é preciso tomar a terceira dose da vacina polivalente junto à segunda dose da tosse dos canis. Mais 21 dias depois, vem a primeira dose da vacina contra giárdia junto à vacina contra raiva. E, após mais 21 dias, a segunda dose da vacina contra raiva, encerrando a primo vacinação.

Leia Mais: Parvovirose Canina - Conheça a doença e saiba como prevenir seu pet

Primo Vacinação:

Aos 45 dias de idade: 1ª dose da vacina V8 e v10
Após 21 dias: 2ª dose da vacina v8 e v10 + 1ª dose da vacina contra tosse dos canis
Após 21 dias: 3ª dose da vacina v8 e v10 + 2ª dose da vacina contra tosse dos canis
Após 21 dias: 1ª dose da vacina contra giárdia + 1ª dose da vacina contra raiva
Após 21 dias: 2ª dose da vacina contra giárdia

Após 1 ano deste ciclo, deve-se fazer o reforço anual. Este reforço é mais simples e é realizado com uma dose de cada vacina, que podem ser dadas no mesmo dia. É preciso repetir o reforço todos os anos da vida do cachorro.

Saiba mais sobre a vacinação de cachorros clicando no link.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vacinas-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorro, cães, cão, ciclo, cuidados, explicação, guia, informação, pets, processo, vacina

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados