O universo dos cães: confira algumas curiosidades sobre o melhor amigo | CachorroGato

O universo dos cães: confira algumas curiosidades sobre o melhor amigo

Os cães são os responsáveis por alguns mitos e verdades curiosos quanto à sua criação. Veja alguns deles a seguir, e se surpreenda com o universo dos cães

Existem alguns fatos já conhecidos do público quanto ao universo dos cães: são confiáveis, possuem comportamentos variados, podem participar de qualquer tipo de atividade desde que sejam bem adestrados, e são muito brincalhões. Os cachorros também são responsáveis por diversos “mitos”, na verdade, tratam-se de informações muitas vezes erradas ou confusas.

O mais conhecido destes mitos é quanto à idade do cão em relação aos humanos. Por padrão, sempre calculamos a idade de um cachorro por sete vezes a nossa. Isso está certo em parte, pois, no universo dos cães, o envelhecimento é diferente de acordo com o porte e a diversidade de raças. Nos dois primeiros anos de vida, um cão envelhece muito mais rápido, e só a partir do terceiro é possível comparar com os humanos, variando pelo porte: para cães pequenos, a razão de 1 para 5; para cães de porte médio, 1 para 6; e para cães de grande porte, a conhecida razão de 1 para 7 ou 8 se faz valer.

Universo dos Cães

Os Cuidados na Alimentação

Outro fato no mundo dos cães é quanto à alimentação dos mesmos. Há quem acredite que não há importância no tipo de ração que se deve fornecer a um cachorro. Na verdade, cada fase de vida de um cãozinho pede um tipo de ração, que muda gradativamente conforme o animal cresce.

No caso de filhotes em desmame ou idosos, não é necessário amolecer a ração, principalmente com leite: enquanto os filhotes precisam apenas do leite da mãe, os cachorros mais idosos precisam apenas da ração que acompanhe sua idade. Leite de vaca possui muita lactose, o que pode causar diarreia em alguns pets mais sensíveis.

Exercícios físicos são bons em qualquer idade

Outro mito curioso no mundo dos cães é quanto aos exercícios e truques que podem ser ensinados a um cachorro. Qualquer cão, em qualquer idade, pode praticar exercícios, aprender novos truques e brincar com seus donos. Salvo algum problema de saúde, recomenda-se aos donos que façam seus cachorros se exercitarem com frequência.

Leia Mais: Mundo Animal – O fascinante universo das quatro patas

Quanto aos cuidados com cachorros idosos, os exercícios devem ser feitos de acordo com sua condição física, que pode ser avaliado com brincadeiras leves, ou se preferir, com o auxílio de um veterinário. E sempre é possível ensinar truques e atividades novas para cachorros velhos: no universo dos cães, tal como no mundo dos homens, nunca é tarde para se aprender algo novo.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/universo-caes/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
alimentação, cachorro, cães, exercício, mito, mitos, mundo, universo, universo dos cães, verdade, verdades

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados