Uivo – O que significa e por que meu cachorro uiva? | CachorroGato

Uivo – O que significa e por que meu cachorro uiva?

O uivo é um comportamento canino herdado de seus ancestrais lupinos. Saiba o que seu cachorro pode estar querendo dizer quando uiva

A palavra “uivo” nos remete imediatamente às histórias dos lobisomens, que uivam para a lua cheia do alto das colinas, não é mesmo? Ou, ainda, em um cenário um pouco menos fantasioso, podemos pensar nos lobos, que se comunicam através dos uivados. E então nos lembramos de que nossos cachorros também uivam! É como uma cadeia; o primeiro uivado acontece ao longe e, logo, todos os cães da vizinhança estão se comunicando.

E por que isso acontece? Porque o uivo é a forma que os cães utilizam para se comunicarem entre si à distância, estabelecendo localizações e buscando se reunirem, como os lobos fazem para concentrarem toda a matilha em um único local.

 

uivo

 

Então os cães uivam por causa da herança genética?

Leia Mais: Meu Cachorro Puxa a Coleira

Sim. O comportamento de uivar é, sim, herança dos lobos, mas, no caso dos cães, o uivo não é utilizado apenas para saber onde cada cão está. Quando uma fêmea está no cio, ela libera um odor característico no ar, com a finalidade de chamar a atenção dos machos que estiverem próximos. Ao sentirem o cheiro, os machos próximos uivam, se demonstrando presentes e disponíveis para a cruza com a fêmea.

Além disso, um cachorro uivando pode ser sinal de solidão e tentativa de chamar a atenção dos seus donos. Estresse, tédio e falta de atividades com seus donos também podem levar o cão a uivar. 

 

Por que meu cachorro está uivando?

Mediante tantas possíveis causas, é comum que fiquemos confusos quanto à razão que está causando o uivo do cachorro, e a principal forma de descobrir o motivo para este comportamento é a observação. Fique atento aos momentos em que o uivo ocorre, e procure entender o que está levando o seu cachorro a uivar.

Uivando, um cão pode estar tentando alertar o seu dono de algum problema (talvez, até mesmo de saúde, mas não obrigatoriamente) ou simplesmente demonstrar que está carente e querendo mais atenção.

Existe, ainda, a chamada Síndrome da Ansiedade da Separação, que nada mais é do que uma ansiedade excessiva do cachorro ao se separar de seu dono, o levando a comportamentos desagradáveis e incômodos, como latidos ou uivos em excesso.

A consulta de um profissional em comportamento animal também pode ser bastante valiosa nestes casos, pois, além de detectar a causa exata do comportamento do seu cão, ele também poderá trabalhar, com você, a solução para o problema.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/uivo/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
cachorros, cães, cão, comportamento, hábitos, pets, uivado, uivo

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados