Cachorro Uivando - O que isso significa? | CachorroGato

Cachorro Uivando - O que isso significa?

Todo mundo alguma vez já ouviu um cachorro uivando, mas porque será que nossos amigos peludos fazem isso?

É normal associar o som de um cachorro uivando ao de um lobo uivando para a lua cheia, ligando os dois momentos com melancolia e tristeza, mas não é necessariamente assim. Da mesma forma que seus ancestrais e parentes lupinos, os cães costumam uivar para se comunicar com outros cães que estejam longe deles. Assim eles podem saber onde os outros estão e se reunir aos seus companheiros seguindo o som do uivo.

Por isso é comum logo após ouvir um cachorro uivando outros cachorros começarem a latir ou uivar na vizinhança. Esse comportamento é uma característica que foi herdada desde os tempos dos lobos, que usavam os uivos para reunir as matilhas na hora de caçar ou para proteger o ninho do bando.

Mas não é só por isso que os cães uivam. Quando uma fêmea entra no cio, um odor característico se espalha com o vento, com o intuito de atrair os machos da região para o cruzamento, o que faz com que os cães da vizinhança comecem a uivar quando próximos de uma fêmea nesse período.

 

cachorro-uivando

 

Leia Mais: Cachorros famosos – A vida dos pets de celebridades

O uivo de cachorros também varia de acordo com a raça do cachorro - as raças que possuem uma  ligação mais recente com os lobos, como por exemplo o Husky Siberiano, Malamute do Alasca entre outras raças que foram criadas a partir de cruzamento de cães e lobos - a tendência desses exemplares uivarem mais e com mais frequência é maior.

Isso quer dizer que raças mais antigas, que já foram cruzadas com outras raças e estão há mais tempo convivendo com o homem tem uma tendência menor a uivar, mas que isso ainda pode acontecer por vários motivos.

 

Porque uivar e não latir?

Quando um cão late, o som produzido é mais grave e por mais alto que seja, não possui um alcance tão grande quanto o uivo, composto por notas mais agudas que se espalham com maior facilidade pelo ar.

Dessa forma o cão garante que será ouvido por aqueles que estão mais longe, conseguindo atrair a atenção para si - seja de seus donos, seja de outros cães que estejam na redondeza. O cachorro uiva quando não tem condições de fazer contato visual com aquele com quem ele quer se comunicar, o que normalmente ocorre nos casos em que o cão late para alertar o dono que tem alguém se aproximando da casa ou até mesmo em momentos de brincadeiras em família.

 

Quer dizer que o meu cão não está triste quando uiva?

Não necessariamente. Um cão pode uivar para tentar encontrar onde estão seus companheiros cães, para localizar uma fêmea no cio e saber onde estão os outros machos concorrentes, mas essas não são as únicas opções.

Um cão uiva também quando está angustiado, estressado, frustrado ou simplesmente por puro tédio ou solidão. Uma prova de que cães não uivam apenas em momentos negativos são os diversos vídeos na internet onde é possível ver cães uivando com seus donos ou com as crianças, tanto para “responder” algum questionamento quanto para, por exemplo, cantar uma música.

 

cao-uivando

 

Como saber por que o meu cachorro está uivando?

Ao contrário dos lobos, não é comum que cães - a não ser os que possuem um alto grau de parentesco recente com os lobos - passem muito tempo uivando, ou que façam isso com uma grande frequência. Esses podem ser sinais de que seu cão está com algum problema e está tentando te avisar disso (mas não necessariamente algum problema de saúde, que isso fique claro).

Em muitos casos, os cães uivam quando percebem que seus donos vão sair - isso ocorre principalmente quando os donos passam longos períodos fora de casa - e pode ser um sintoma do que é conhecido como síndrome da ansiedade da separação. Nesses casos, os cães uivam na ausência do dono como fariam para algum outro companheiro de matilha, esperando um uivo ou alguma resposta familiar para saber quando o dono está de volta ou se aproximando de casa.

O uivo do cão também pode ser um sinal que seu cão está passando para você de que está entediado. Isso acontece muitas vezes quando os donos não reservam um tempo diário para brincar e caminhar com seus cães, principalmente aqueles que vivem na cidade grande. Por ficarem muito tempo sozinhos e sem ter o que fazer, os cães podem começar a uivar para tentar diminuir o tédio ou chamar a atenção até que seja levado para passear e gastar toda a energia que está sobrando.

Em ambos os casos é importante que o dono fique atento para descobrir qual a razão dos uivos do seu cão e tentar resolver o problema o quanto antes, pois pode acabar se agravando - cães que sofrem de síndrome da ansiedade da separação tendem a desenvolver problemas de comportamento, se tornando ariscos com outras pessoas ou deixando de obedecer as ordens de seus donos e cães entediados por muitas vezes acabam se tornando cães destrutivos.

Se não conseguir ter certeza do porque do uivo do cão, procure sempre a ajuda de um especialista em comportamento canino para avaliar corretamente qual o problema e sugerir qual a melhor solução para você e seu cão.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/uivando/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, cão, comportamento, convivência, hábitos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados