Aplique o tratamento de giárdia para livrar seu pet desse mal | CachorroGato

Aplique o tratamento de giárdia para livrar seu pet desse mal

Muito comum em cães, a giardíase é uma doença de importância em saúde publica. Saiba tudo sobre o tratamento da giárdia.

A Giardíase Canina é uma das razões mais comuns de problemas intestinais em cães. Causada por um tipo de protozoário que infecta o intestino delgado, é considerada uma zoonose importante, porque pode ser transmitida dos animais para o ser humano. É muito comum em cães e outros mamíferos, incluindo o homem. A maior incidência das infecções por Giárdia ocorre entre os indivíduos jovens, que são mais suscetíveis a desenvolver os sintomas por não terem resistência imunológica. Higiene e tratamento de giárdia são necessários para diminuir os sintomas e tentar manter o animal em boas condições.

tratamento de giárdia

A infecção acontece quando o animal ingere o cisto do protozoário - forma em que o protozoário é encontrado no ambiente -, através de água ou alimentos contaminados, ou também em contato com outros animais. Uma vez transmitido ao humano, este também pode desenvolver a doença. Acontece da seguinte forma: Os cistos da giárdia, em condições ideais, sobrevivem por muito tempo no ambiente, e, dessa forma, contaminam o solo, água, fezes e alimentos. Para tratamento de giárdia, é importante considerar os resultados dos exames laboratoriais e exame físico geral do animal.

Giardíase: Zoonose de importância mundial

Entende-se por zoonose, uma doença animal causada por parasita que pode ser transmitida ao homem. Uma média de 250 milhões de pessoas apresenta giardíase na forma sintomática (OMS, 1996). Como acomete animais de estimação, essa pode ser uma fonte de infecção para humanos, e, merece portanto, atenção e cuidados redobrados. As principais fontes de infecção são água e fezes contaminadas. A transmissão fecal via oral de Giárdia é comum em animais e humanos.

Se instalada a doença, o animal fica mais suscetível a adquirir outras enfermidades mais graves e até fatais. Em cães, os principais sintomas são vômito e diarreias, depressão, dor abdominal, desidratação e perda de peso. Os cistos podem contaminar também os pelos dos cães, e representa uma fonte de infecção para as pessoas que tem um contato mais frequente com seus animais. A giardíase não tem sinais característicos, varias enfermidades intestinais e enfermidades alérgicas se assemelham à mesma.

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

Diagnostico e tratamento

Para a identificação de Giárdia nas fezes, o método mais indicado e a Flotação com centrifugação, um teste diagnóstico econômico e eficaz. Utilizam-se três amostras de fezes, coletadas em dias alternados, ao longo de uma semana. Isso porque pode gerar resultados falso-negativos quando se utiliza uma única amostra. O tratamento fornece um controle eficaz, mas, as reinfestações são comuns, devido à grande dificuldade de eliminar a fonte de infecção do meio ambiente. Limpeza e desinfecção profunda, garantir que a água e o alimento não se contaminem com fezes, hábitos de higiene e programas de vacinação dos cães são fundamentais para proteger toda família. Os fármacos incluem antibióticos, vermífugos entre outros. 

A vacina incentiva o animal a resistir ao parasita, por isso é uma solução em longo prazo para o controle dessa enfermidade. Por mais que o tratamento de giárdia seja eficaz, a reinfecção é muito frequente em animais. O animal vacinado, além de protegido contra a giardíase, não reflete chance de infectar outros animais.

tratamento de giárdia



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tratamento-giardia/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cuidados, doença, giárdia, infecção

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados